Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales falece no Rio de Janeiro

O Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, faleceu às 22h30 de ontem, dia 9 de julho, na residência em que morava, no Sumaré, na capital do Rio, vítima de uma parada cardíaca. O corpo de Dom Eugênio será velado na Catedral Metropolitano de São Sebastião, do Rio de Janeiro, onde será sepultado, amanhã, dia 11, às 15 horas.
O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, presidirá missa por Dom Eugênio Sales, hoje, às 11 horas, na Catedral de Natal. Dom Jaime viajará ao Rio de Janeiro para participar dos funerais de Dom Eugênio. A Arquidiocese de Natal também publicará nota de condolências ainda nesta manhã.
O Arcebispo Emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, irmão de Dom Eugênio, se encontra no interior da Suíça, e não chegará a tempo de participar dos funerais do Cardeal, porque não conseguiu voo.
O Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales nasceu em 8 de novembro de 1920, na cidade de Acari-RN, a 220 quilômetros de Natal. Foi ordenado Presbítero em 21 de novembro de 1943. Em 01 de junho de 1954, o então Pe. Eugênio de Araújo Sales é nomeado Bispo Auxiliar de Natal. Em 09 de dezembro de 1961, foi nomeado Administrador Apostólico de Natal, pastoreando a Arquidiocese até julho de 1964. Em 09 de julho de 1964, Dom Eugênio foi nomeado Arcebispo Primaz de Salvador, Bahia. Recebeu o título de Cardeal em 30 de abril de 1969. De Salvador, foi transferido para o Rio de Janeiro em 27 de março de 1970, permanecendo lá até ter o seu pedido de renúncia aceito pelo Papa, em 25 de julho de 2001.
No período em que exerceu seu pastoreio em Natal, tanto como Padre, como Bispo Auxiliar e Administrador Apostólico, Dom Eugênio Sales foi o responsável por inúmeras ações sociais na Arquidiocese natalense, que deram origem ao que foi denominado de Movimento de Natal. Uma dessas ações originou a Campanha da Fraternidade, hoje assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

Fonte: Arquidiocese de Natal
Foto: José Bezerra