8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será lançando nesta quarta-feira em Natal

Uma programação, composta de palestra e programa radiofônico, marca o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação - Muticom, dia 31, quarta-feira próxima. Pela manhã, das 9 às 11 horas, o lançamento será no auditório do Laboratório de Comunicação, no Campus da UFRN, em Natal. Na ocasião, será proferida uma palestra sobre o tema: “Comunicação e participação: meios e processos”, com o Padre Ermanno Allegri, diretor da Agência de notícias Adital, de Fortaleza (CE). Além da palestra, será apresentada a programação  e a canção do 8º Muticom, que será sediado na UFRN, no período de 27 de outubro a 01 de novembro de 2013. Da solenidade, também participarão o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, bispo de Campina Grande (PB) e  membro da Comissão de Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB; diretores e professores da UFRN e representantes da imprensa potiguar.
               Ainda, no dia 31, das 14 às 15 horas,  algumas emissoras de rádio levarão ao ar o programa “Especial Muticom”, com a participação dos coordenadores do evento; da Irmã Élide Fogolari, da CNBB; do Professor Miguel Pereira,  da PUC/RJ, que coordenou a sétima edição do Mutirão; da Irmã Helena Corazza, presidente da Signis Brasil, e de pessoas de várias partes do Brasil, que já estão se preparando para participar do 8º Muticom.
               As duas atividades marcam um ano de preparação.

O que é o Muticom

Os Mutirões Brasileiros de Comunicação vêm sendo realizados desde 1998, em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação – UCBC.  Os sete mutirões anteriores aconteceram nas seguintes cidades: Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP),  Salvador (BA), Guarapari (ES), Belém (PA), Porto Alegre (RS) e, o último, foi realizado no Rio de Janeiro, em julho de 2011.
Os Mutirões são promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, juntamente com outras instituições. No caso específico da oitava edição, o Muticom funcionará como um projeto de extensão do Curso de Comunicação Social, da UFRN. O evento reúne profissionais, estudantes, pesquisadores da comunicação, pessoas envolvidas com a comunicação na Igreja Católica e comunicadores populares.

Programação do 8º Muticom

A abertura do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação acontecerá na noite do dia 27 de outubro de 2013, no auditório do Hotel Praia Mar, Via Costeira, Natal. A partir do dia 28, as atividades se concentrarão no Campus da UFRN.
               Diariamente, a cada manhã, haverá um seminário; e, à tarde, grupos de trabalhos. A programação também constará de atividades espirituais e culturais. A conferência sobre o tema do Muticom – “Comunicação e participação cidadã: meios e processos” – será proferida por Muniz Sodré, escritor e professor emérito da UFRJ.

Preparação

Há cerca de dois anos, as instituições organizadoras, principalmente a Arquidiocese de Natal e o Departamento de Comunicação da UFRN, vêm se preparando para o 8º Muticom. Cinco equipes – Acadêmica, Comunicação, Infraestrutura, Cultura e Espiritualidade  - vêm se reunindo, periodicamente, para preparar o evento.
               As pessoas, do Rio Grande do Norte e de outros estados, também podem se preparar, com antecedência, para participar do evento.  Os interessados poderão, por exemplo, fazer reserva da hospedagem, já a partir de 01 de novembro próximo. No site no Mutirão – www.muticom.com.br – terá um link com sugestões de locais de hospedagem. Nesse espaço, as pessoas poderão solicitar a reserva de hotel, assim como de passagens aéreas
               As inscrições estarão abertas a partir do dia 01 de março de 2013, também no site do Muticom.

Fonte: Arquidiocese de Natal