Pular para o conteúdo principal

Festa de Santa Luzia 2012



A Diocese de Santa Luzia realizará na próxima terça-feira, 13, às 18h, no Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), o lançamento oficial da Festa de Santa Luzia 2012, cujo lema é "Ver com os olhos da Esperança". O encontro terá a animação da Orquestra Sanfônica de Mossoró.
Na ocasião, a Comissão da Festa reunirá autoridades e profissionais da imprensa para anunciar as principais novidades dos festejos. Entre as inovações, conforme adiantou a comissão organizadora, está a campanha de incentivo de doação de córneas, através da Comissão Intra-hospitalar de Órgãos e Tecidos para Transplantes no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Os demais detalhes da campanha, bem como as novidades da festa sociorreligiosa, a comissão guardou para divulgar somente na próxima semana. Todavia, algumas atividades tradicionais dos festejos já estão confirmadas como a pedalada, corrida, shows de bandas locais e nacionais.
Os preparativos para a Festa de Santa Luzia já foram iniciados com a peregrinação da Imagem da Padroeira e suas Relíquias pelas 4 Áreas da Paróquia de Santa Luzia e os Zonais da Diocese.
A festa sociorreligiosa será realizada de 3 a 13 de dezembro. Durante os dez haverá celebrações e uma vasta programação social nas mediações da Catedral de Santa Luzia.
De acordo com a comissão organizadora, o tema "Ver com os olhos da esperança" tem como objetivo despertar nos fiéis a esperança por dias melhores.

Festa de Santa Luzia é a principal manifestação religiosa e social da cidade
A Festa de Santa Luzia é a principal manifestação religiosa e social da cidade, devido à história da devoção dos mossoroenses à Virgem de Siracusa, que vem desde o surgimento do município.
Segundo historiadores, no início do século XVIII, o sargento-mor Antônio de Souza Machado, português que residia em Russas (CE), requereu da diocese autorização para erguer uma capela nos poucos hectares de terra, onde hoje é Mossoró, em homenagem à santa em pagamento a uma promessa de sua esposa Rosa Fernandes.
A Diocese autorizou, sob a condição de que o templo fosse construído em pedra e cal e houvesse um patrimônio em terras doadas pelo português. Assim, em janeiro de 1773, a capela foi construída no local onde hoje se encontra a Catedral de Santa Luzia.
Ao redor da capela surgiu a localidade denominada Santa Luzia. Ao mesmo passo em que a capela foi evoluindo a comunidade ao seu redor crescia em largas proporções. Devido ao fato de a história do município estar diretamente ligada à construção da capela em homenagem à santa, os mossoroenses deram a Santa Luzia o título de padroeira da cidade.
A imagem que até hoje é conduzida nas procissões e peregrinações só foi adquirida em 1779, quando Rosa Fernandes trouxe de Portugal uma imagem de Santa Luzia, em madeira, comprada por 25$600.

Fonte: O Mossoroense

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d