Diocese em Dia

REFLETINDO O EVANGELHO

“A VOLTA GLORIOSA DE JESUS” Lucas 21, 25-28.34-36

“Vigiai, pois, em todo o tempo e orai,...” (Lc 21, 36a)

Hoje, com o primeiro domingo do Advento, inicia-se o novo ano litúrgico, antecipando-se ao início do ano civil. O Advento é um tempo de aprofundamento do grande acontecimento da encarnação do filho de Deus, já em processo desde a concepção de Jesus no ventre de Maria, comemorada em 25 de março, na festa da Anunciação, e manifestada no seu nascimento, comemorado no Natal, em 25 de dezembro.
A tradição litúrgica abre o tempo do Advento com a leitura de um trecho do discurso escatológico dos evangelhos, com a advertência aos discípulos para permanecerem vigilantes. Desta maneira, para a Igreja, o nascimento de Jesus é compreendido como a chegada de um novo tempo, o qual deve ser acolhido com uma fé atenta e vigilante.
"E então verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória". É o poder do amor e da vida que frustra os objetivos dos poderes da morte. A comunhão com Jesus se dá na vigilância e na oração contínua, na atenção e no serviço aos mais carentes de vida e amor neste mundo. Hoje é o tempo de amar, é o dia de comunicar a liberdade e a vida, semeando a Paz, na alegria da fraternidade dos filhos de Deus.

A FÉ É ESPERANÇA
Chegar a conhecer Deus, o verdadeiro Deus: isto significa receber esperança. Acreditar, ter a certeza de que existe aquele que, mesmo nos maiores desafios e tribulações, me acompanha e com o seu “bastão e o seu cajado me conforta”, de modo que “não devo temer nenhum mal” (cf. Sal 22,4): esta é a nova “esperança”, alicerçada na fé, que surge como caminho sólido e eterno de felicidade e salvação. Que esta verdade nos faça “ver com os olhos da esperança.”

RAIBRITO
O historiador Raimundo Soares de Brito nos deixou. Agora está entre os iluminados pelo saber divino. Mas permanece entre nós por sua obra de valor inestimável. Que as novas gerações saibam aproveitar a riqueza das obras deste grande memorialista. Descanse em paz, amigo!

IMACULADA
Desde a quinta-feira, 29/11, a cidade de Areia Branca venera sua Padroeira – Nossa Senhora da Imaculada Conceição.  O tema central da festa 2012 é: “Não troco a minha fé por outra fé”. A procissão que encerra os festejos à Imaculada Conceição acontecerá dia 08/12, às 16h. Participem!

SANTA LUZIA
Na programação de hoje, o “Abraço à cidade” será encerrado na Praça Vigário Antônio Joaquim, onde haverá o tradicional Jantar de Santa Luzia, animado pela Orquestra Harmony. E amanhã acontece a abertura oficial da Festa de Santa Luzia 2012, às 19h, no adro da Catedral de Santa Luzia. Além dos atos civis e religiosos, haverá um show com o cantor Waldonys e banda, lembrando os 100 anos de Luiz Gonzaga. Mais informações em nosso blog: jocelitomarques.blogspot.com

PAPA NO TWITTER
A Santa Sé anunciou que o Papa Bento XVI terá uma conta oficial no twitter. O lançamento será nesta segunda-feira, 3, às 11h30, (8h30 – horário de Brasília) na Sala de Imprensa da Santa Sé. Na  Coletiva, também serão apresentadas informações sobre o uso de novas mídias pelo Vaticano. Vamos segui-lo!!!

GENTE DE FÉ
Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança, visitou a Diocese de Santa Luzia de Mossoró pela 2ª vez, na manhã de ontem, 1º de Dezembro. Irmã Vera e representantes da Pastoral da Criança de toda a Diocese participaram de missa presidida por Dom Mariano, às 9h, na Catedral de Santa Luzia. Atualmente Ir. Vera Altoé coordena mais de 270 mil voluntários em todo o Brasil, garantindo vida digna a milhões de crianças e gestantes. Avante!

ENCERRAMENTO
A Festa em honra a Nossa Senhora das Graças no Conjunto Vingt Rosado, 1ª Etapa, se encerra hoje. Na programação festiva, consta a tradicional procissão, às 16h30, seguida de missa solene e jantar de confraternização. Durante a procissão, haverá o encontro das imagens de Nossa Senhora das Graças e Santa Luzia. Muito do bom!

MATRÍCULAS
Se você deseja estudar em um colégio onde o ensino é levado a sério, fique atento às matrículas para o ano letivo 2013 no Colégio Diocesano Santa Luzia. Elas ocorrerão no período de 03 a 21 de dezembro de 2012, pela manhã e à tarde, nas dependências do Diocesano.

EXPECTATIVA
Cresce entre nós a expectativa para a ordenação sacerdotal do Diácono Heriberto Carneiro, dia 15 de dezembro, às 17h, na Igreja Matriz de São Manoel. Será mais uma pessoa do bem para servir ao Reino de Deus em nossa Diocese.

Fonte:  Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste