Pular para o conteúdo principal

Subsídio Hora da Família 2013





O Subsídio ‘Hora da Família’ para 2013 será apresentado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) na próxima reunião do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que será realizada entre os dias 6 e 8 de março.

Com o tema “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”, o subsídio é um material que orienta as famílias para reflexões durante o ano.

Em entrevista ao Portal A12.com o bispo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom João Carlos Petrini falou sobre as preocupações da Igreja com a atualidade abordando o relacionamento entre pais e filhos, além da importância da transmissão da Fé.


Portal A12 -  O que a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família pretende transmitir a partir do tema “A Transmissão e Educação da Fé Cristã na Família”?
Dom João Carlo Petrini -  Na sociedade contemporânea, verifica-se uma distância entre a geração adulta e as novas gerações que atinge todas as manifestações da vida. Essa distância configura-se como dificuldades para partilhar ideais e comungar valores. As relações entre jovens e adultos nas famílias costumam ser bastante afetivas, mas pouco abertas para colocar em discussão decisões tomadas e opções de vida consideradas mais relevantes. Estas circunstâncias, que valeria a pena compreender melhor em suas causas e em suas consequências, verificam-se também na vivência da fé. 
Os mais velhos recordam como o pai e a mãe ensinavam a juntar as mãos e a decorar diversas orações e a despertar a intuição de uma realidade invisível e fundamental: o Mistério de Deus, sua presença amorosa.
Sabemos que raramente isto acontece nos dias atuais. As exigências do ambiente de trabalho parecem absorver as melhores energias de homens e mulheres que, quando podem estar com seus filhos, priorizam outras atividades, outras formas de conviver. A educação dos elementos básicos da religião é adiada para o tempo da catequese na paróquia. Dessa maneira, muitas crianças crescem sem referências religiosas que possam ajudá-las a acolher a realidade, a atração que ela exerce e, ao mesmo tempo, suas durezas e contradições.
A “Hora da Família” deste ano tem como finalidade despertar nas famílias cristãs a consciência da importância da transmissão da fé para seus filhos, através do testemunho da presença divina experimentada como fonte de luz para a inteligência e sabedoria para orientar-se na vida, como força que nos é comunicada por aquele que venceu a morte.
A “Hora da Família” é um instrumento de grande penetração nas comunidades católicas e a nossa expectativa é que possa ajudar os casais a comunicar a experiência de fé aos seus filhos, comunicando a alegria e a gratidão, a confiança e a paz que a amizade em Cristo lhes permite viver.

Portal A12 -  Atualmente qual a preocupação da Igreja quando analisamos os relacionamentos entre pais e filhos?
Dom João Carlo Petrini -  Observando a relação entre pais e filhos, uma característica que emerge é a tentativa, da parte dos pais, de proteger os filhos de todas as contrariedades da vida, de poupá-los dos sacrifícios que eles, provavelmente, enfrentaram quando adolescentes, de evitar que passem qualquer privação. De um lado, esta atitude mostra o amor dos pais para com seus filhos, de outro lado, sem querer, como efeito colateral, isto pode prolongar atitudes infantis, retardando a maturidade. Enfrentar os desafios da existência obriga o jovem a dar passos de maturidade. Mas quando as montanhas são rebaixadas e os vales são preenchidos para chegar mais rapidamente à vida confortável, parece que o vazio toma conta e muitos caem na tentação de preenchê-lo com coisas que não valem e que destroem o melhor da juventude: a esperança, a garra para crescer, a responsabilidade para realizar um projeto que inclui a família, o trabalho, a casa, um grande ideal de bem e de paz.
A preocupação da Igreja, diante dos jovens, é que encontrem adultos que possam ser seguidos como modelos de equilíbrio, sabedoria, maturidade humana e cristã e que os ajudem a desenvolver seus talentos, trazer à tona suas qualidades.

Portal A12 -  Qual o papel do subsídio neste Ano da Fé e ano de Jornada Mundial da Juventude no Brasil?
Dom João Carlo Petrini -  A “Hora da Família” é um subsídio precioso num ano que é marcado pelo empenho com a Nova Evangelização, pela vontade de recuperar a simplicidade e a riqueza da fé que nos permita reconhecer a presença de Jesus Cristo morto e ressuscitado, como alguém nosso contemporâneo ao qual possamos dizer: Tu Senhor, aqui. Eu estou persuadido de que uma sociedade que cresce ignorando a Deus e a Jesus e ao seu Evangelho, inevitavelmente cresce no cinismo e na violência, difundido uma cultura com as marcas da banalidade e da vulgaridade, não identificando outro ideal de vida a não ser o crescimento do poder pessoal e o uso dele, para prevalecer sobre tudo e todos, para se dar bem a qualquer custo. Não me parece uma grande conquista. Este mundo moderno tem muitas coisas admiráveis e fascinantes, mas torna-se sempre mais um deserto inóspito cheio de ameaças à vida, dizia alguns dias atrás o Papa Bento XVI. A Jornada Mundial da Juventude tem objetivos semelhantes aos objetivos deste subsídio: favorecer o encontro com Jesus Cristo para que a vida encontre toda beleza à qual é chamada, recupere toda a grandeza de significado, de utilidade verdadeira, de ideal e de dignidade.
Nesse sentido, a “Hora da Família” é um instrumento que quer favorecer o encontro de famílias que, em conjunto, acompanhando os roteiros apresentados, possam partilhar suas experiências e encontrar respostas para construírem seu cotidiano de maneira criativa, não como mansos servidores da cultura dominante, mas como protagonistas de uma vida mais intensa e apaixonada porque é iluminada por Jesus Cristo.

Fonte: A12

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d