Procissão de São José arrasta multidão de fiéis em Mossoró

A procissão que marcou o encerramento da Festa de São José arrastou uma multidão pelas principais ruas do bairro Paredões, onde está localizada a paróquia do santo. Milhares de devotos participaram do percurso da procissão e da missa à noite.
Crianças, jovens, adultos, homens, mulheres e idosos estiveram presentes tanto na procissão como na missa de encerramento. A professora aposentada Iraci Couto conta que todo ano participa da procissão de São José. Este ano ela foi acompanhada de familiares, amigos e vizinhos.
“Eu participo de tudo e só vou para casa quando acaba a missa. Todo ano é desse jeito. Eu sou devota de São José, pedi a ele um bom esposo e ele me atendeu”, comenta.
Apesar de cansada dos trabalhos diários, Maria Marlene também compareceu à procissão. No entanto, ela não esteve caminhando junto aos devotos no percurso e participou apenas da missa de encerramento. “Esse ano não tenho como ir com o pessoal no percurso, mas vim ver a missa. Sempre que posso estou aqui e gosto muito da Festa”, relata.
Para o Padre Carlinhos, da Paróquia de São José, a principal novidade da procissão deste ano foi que a imagem de São José não foi levada pelo carro, mas sim pelos próprios fiéis. O padre conta que o pedido da mudança partiu dos devotos e ele aceitou.
“Os devotos cobravam e queriam que eles mesmos carregassem a imagem. Acho que foi uma mudança interessante e que agradou aos participantes. Depois da procissão de Santa Luzia, essa é a que reúne mais fiéis”.
Outra modificação na programação do ano passado em relação a deste ano destacada pelo Padre Carlinhos é o local da missa final. Ele explica que a missa não poderia ser celebrada dentro da igreja e teve que ser no palco do lado de fora, pois o número de fiéis não caberia dentro da igreja.
O pároco de São José revela que o número de participantes dos festejos deste ano praticamente dobrou em relação ao ano passado. Ele conta que as novidades implantadas foram bem aceitas e todos os dias a igreja e a pracinha estavam lotadas.
“O balanço que eu faço da Festa este ano é que foi super positiva. Tivemos uma grande participação popular. Na Festa deste ano tanto a igreja como a pracinha ficavam tomada de gente, foi algo surpreendente”, finaliza o padre.

PERCURSO – A imagem de São José foi carregada pelos fiéis que estavam na procissão pelas principais ruas do bairro Paredões. Assim como no ano passado, a procissão seguiu o seguinte trajeto: Rua Venceslau Brás; Rua Prudente de Morais; Rua Marechal Deodoro; Rua João Cordeiro e por fim retornou para a Rua Venceslau Brás e parou em frente igreja onde foi celebrada a última missa dos festejos.

Fonte - Gazeta do Oeste