Pular para o conteúdo principal

Procissão de São José arrasta multidão de fiéis em Mossoró




A procissão que marcou o encerramento da Festa de São José arrastou uma multidão pelas principais ruas do bairro Paredões, onde está localizada a paróquia do santo. Milhares de devotos participaram do percurso da procissão e da missa à noite.
Crianças, jovens, adultos, homens, mulheres e idosos estiveram presentes tanto na procissão como na missa de encerramento. A professora aposentada Iraci Couto conta que todo ano participa da procissão de São José. Este ano ela foi acompanhada de familiares, amigos e vizinhos.
“Eu participo de tudo e só vou para casa quando acaba a missa. Todo ano é desse jeito. Eu sou devota de São José, pedi a ele um bom esposo e ele me atendeu”, comenta.
Apesar de cansada dos trabalhos diários, Maria Marlene também compareceu à procissão. No entanto, ela não esteve caminhando junto aos devotos no percurso e participou apenas da missa de encerramento. “Esse ano não tenho como ir com o pessoal no percurso, mas vim ver a missa. Sempre que posso estou aqui e gosto muito da Festa”, relata.
Para o Padre Carlinhos, da Paróquia de São José, a principal novidade da procissão deste ano foi que a imagem de São José não foi levada pelo carro, mas sim pelos próprios fiéis. O padre conta que o pedido da mudança partiu dos devotos e ele aceitou.
“Os devotos cobravam e queriam que eles mesmos carregassem a imagem. Acho que foi uma mudança interessante e que agradou aos participantes. Depois da procissão de Santa Luzia, essa é a que reúne mais fiéis”.
Outra modificação na programação do ano passado em relação a deste ano destacada pelo Padre Carlinhos é o local da missa final. Ele explica que a missa não poderia ser celebrada dentro da igreja e teve que ser no palco do lado de fora, pois o número de fiéis não caberia dentro da igreja.
O pároco de São José revela que o número de participantes dos festejos deste ano praticamente dobrou em relação ao ano passado. Ele conta que as novidades implantadas foram bem aceitas e todos os dias a igreja e a pracinha estavam lotadas.
“O balanço que eu faço da Festa este ano é que foi super positiva. Tivemos uma grande participação popular. Na Festa deste ano tanto a igreja como a pracinha ficavam tomada de gente, foi algo surpreendente”, finaliza o padre.

PERCURSO – A imagem de São José foi carregada pelos fiéis que estavam na procissão pelas principais ruas do bairro Paredões. Assim como no ano passado, a procissão seguiu o seguinte trajeto: Rua Venceslau Brás; Rua Prudente de Morais; Rua Marechal Deodoro; Rua João Cordeiro e por fim retornou para a Rua Venceslau Brás e parou em frente igreja onde foi celebrada a última missa dos festejos.

Fonte - Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...