170 anos da Infância e Adolescência Missionária

Origem da IAM no mundo

A IAM foi criada há quase dois séculos e possui hoje cerca de três mil projetos envolvendo crianças e adolescentes em 130 países. Fundada pelo bispo francês Dom Carlos Forbin Janson em 19 de maio de 1843 na cidade de Nancy, França, a IAM nasceu do olhar sensível do bispo para com as crianças chinesas da época, que viviam em situação de miséria e sofrimento.
            Dom Carlos propôs à Paulina Jaricot, responsável pelo início da Obra da Propagação da Fé, a idéia de incentivar as crianças da França a ajudarem outras crianças, recitando uma Ave-Maria por dia e doando um dinheiro por mês, para auxiliar crianças necessitadas. Era a primeira vez na história que a Igreja confiava às crianças um papel missionário específico: salvar crianças inocentes, para fazer delas pequenos discípulos missionários.
            Embora tenha nascido para recorrer a triste situação das crianças chinesas, a inciativa logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro por meio do resgate, do batismo, do sustento e da educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo. Dom Carlos tinha em mente visitar outros países da Europa, pregando essa nova cruzada de batismo a outros países da Europa. Ao morrer, em 11 de julho de 1844, sua obra estava fundada em 65 dioceses.

A chegada da IAM no Brasil
            A IAM chegou ao Brasil pela primeira vez em 1848. Após mais de um século adormecida, começou a ser resgatada em 1955, porém, sem grande repercussão no meio católico. O retorno de suas atividades concretizou-se nos anos 1990, quando celebrou os 160 anos de fundação no mundo e se espalhou por todos os cantos do país.

A importância da IAM numa paróquia
            Podem participar da obra crianças que já ingressaram na escola e que estejam sendo alfabetizadas. De forma dialogada com o pároco e coordenação paroquial de catequese a IAM pode ser conjugada como um trabalho que suscita o despertar da consciência missionária. Atualmente, no Brasil, 30 mil grupos geram o envolvimento de 600 mil crianças e adolescentes.

Os desafios atuais enfrentados pela IAM
            O mundo globalizado que coloca nas mãos de uma criança celulares e aparelhos modernos, o uso precoce da internet que envolve a criança em redes sociais e a prática do consumismo ensinada nos meios de comunicação social hoje são os principais desafios encontrados pelas pessoas que trabalham com a IAM nas comunidades e escolas.

Novas perspectivas: o Ano da IAM no Brasil
Neste ano de 2013 a obra da IAM completa 170 anos de fundação no mundo e no Brasil celebraremos pela primeira vez a experiência da Jornada Nacional da IAM (último domingo de maio) abrindo o ano da IAM no Brasil que será encerrado em maio de 2014 com a realização de um Congresso Continental para assessores da IAM em Aparecida. Para a celebração da Jornada Nacional da IAM seguem algumas orientações:
  • Consagração – adquirir os lenços com a borda vermelha pois iremos fazer a nossa consagração ao continente americano. Não custa lembrar que o lenço deve ser colocado no pescoço e recebe o escudo da IAM como conjunto do mesmo.
  • Coroação de Nossa Senhora – conversar com o pároco e equipe de liturgia pedindo permissão para que as crianças e adolescentes da IAM façam a coroação de Nossa Senhora. Se for possível os anjos teriam as roupas nas cores dos continentes.
  • Cofrinhos – fazer a entrega dos mesmos durante a celebração e no dia seguinte conferir com as crianças e adolescentes para depois enviar para o Secretariado Nacional que destinará aos países mais necessitados de acordo com a consagração feita neste mesmo dia. Por exemplo neste ano enviaremos para os países do continente americano.
Aproveito para lembrar ainda que com esta grande celebração iremos firmar o último domingo de maio como o Dia Nacional da IAM do Brasil. Este ano de 2013 é o momento da IAM do Brasil e do mundo que prepara a celebração dos 170 anos de fundação e a melhor forma de celebrarmos seria nos unindo ao sonho de nosso fundador Dom Carlos Forbín Janson: “ que todos conheçam Jesus e que o amem como nós o amamos. Para isto é necessário rezar constantemente, sentir um grande amor pela Eucaristia e mostrar também nosso amor à Virgem Maria através do Terço Missionário, e conseqüentemente virão os frutos de nossa oração como a generosidade, dando uma oferta material às crianças e adolescentes mais necessitados espiritual e materialmente.

Pe. André Luiz de Negreiros
Secretário Nacional da Pontifícia Obra da IAM