Pular para o conteúdo principal

Mudança no Itinerário da Procissão de Corpus Christi em Mossoró





Por motivo da interdição no cruzamento da Avenida Abel Coelho com a BR-304, a procissão de Corpus Christi que ocorrerá quinta-feira, dia 30, terá mudança no itinerário. A procissão sairá da Catedral de Santa Luzia para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, Centro de Mossoró. Antes da procissão, o bispo Diocesano Dom Mariano Manzana, presidirá a Missa, às 17h, na Catedral de Santa Luzia. Todo Povo de Deus é convidado.

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo - Corpus Christi

A Igreja celebra cheia de louvor e ação de graças, em meio à solenidade e procissões festivas a festa de Corpus Christi, a festa da Sagrada Eucaristia. Jesus, em seu infinito e divino amor, quis permanecer na Igreja de forma sacramental, um sinal visível revelador de Sua presença na Sagrada Eucaristia.
Na Eucaristia Jesus deixou à Igreja o único, eterno e supremo sacrifício de Sua vida, oferecido na cruz a fim de que ela (igreja) o possa oferecer ao Pai celeste em cada Missa celebrada.
Ao mesmo tempo na Eucaristia, Jesus quer dar-se aos seus, em forma de “Comunhão”, para ser companheiro de caminhada, para ser força, ânimo, remédio, libertação, salvação e fonte de santidade para o ser humano.

Eucaristia, fonte e ápice da vida
A Eucaristia é o cimo (ponto mais alto) para o qual se dirige a ação da Igreja e ao mesmo tempo, fonte, do onde brota toda a sua força.
A Eucaristia é “fonte de toda a vida cristã”. É o ponto central de toda nossa fé e de nossa vida. Todos os demais sacramentos, toda a nossa vida de Igreja se ligam à Eucaristia, pois na Eucaristia está Jesus, nossa Páscoa.
A Eucaristia é vida, é força que ativa as pessoas a seguir Jesus Cristo, viver em comunhão com Ele e viver em comunhão e missão na comunidade.
No Documento do Concílio Vaticano II lemos: “Não se constrói nenhuma comunidade cristã, se ela não tiver por raiz e centro a celebração da Santíssima Eucaristia”.  A Eucaristia constrói a vida da comunidade.
Pela Celebração Eucarística já nos unimos à liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando Deus será tudo em todos.

A Eucaristia é muito importante porque:
  • Na Eucaristia Jesus está vivo e presente;
  • Cristo a instituiu; é vontade Dele que a celebremos;
  • A Igreja faz isso para celebrar a sua memória;
  • Em todas as missas, Jesus se torna presente, como alimento espiritual.
A riqueza da Eucaristia é tão grande que para falar dela são usados vários nomes.

Cada um dos nomes lembra algum aspecto da Eucaristia:
  • Eucaristia: porque é ação de graças a Deus, principalmente pela criação, redenção e santificação.
  • Ceia do Senhor: pois se trata da refeição que o Senhor fez com seus discípulos na véspera de sua paixão.
  • Fração do Pão: porque este rito, próprio da refeição judaica é utilizado por Jesus quando abençoa e distribui o pão, de modo especial na Última Ceia.
  • Assembléia Eucarística: porque a Eucaristia é celebrada na assembléia dos fiéis, expressão visível da Igreja.
  • Memorial: recorda e atualiza a Paixão e Ressurreição do Senhor.
  • Santo Sacrifício: porque recorda e atualiza o único sacrifício, o de Cristo Salvador e inclui a oferenda da Igreja.
  • Santa e Divina Liturgia: porque toda a liturgia encontra o seu centro e a sua expressão mais forte na celebração deste sacramento.
  • Santíssimo Sacramento: porque é o Sacramento dos Sacramentos.
  • Comunhão: porque é com este sacramento que nos unimos a Cristo que nos torna participantes do seu Corpo e do seu Sangue para formarmos um só corpo.
  • Santa Missa: porque a liturgia na qual se realizou o mistério da salvação termina com o envio dos fiéis para que cumpram a vontade de Deus na vida cotidiana (CigC1328-1332)
Conclusão
A Eucaristia está no meio do mundo como uma fogueira no meio da noite. Opondo-se às paixões do ódio, da luxúria e da avareza, ela purifica os corações, recria o gosto pela fraternidade, desperta o dever pela ação social, restabelece as comunicações. Quanto mais a Eucaristia atua na sociedade, tanto mais esta mesma sociedade se unifica e se eleva. Quanto mais diminuem o conhecimento e a consciência do que é a Eucaristia, tanto mais a sociedade se degrada. Quando a Eucaristia é vivida profundamente, ela é saúde para os doentes, é alegria par quem sofre. Ela inspira os artistas, alimenta a política, transfigura a economia. É via, é paz, é perene renovação. (Texto Base do XII Congresso Eucarístico Nacional de Vitória, E.S.)

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d