Memória: III Trimestral Diocesana de Pastoral teve como foco Cáritas.

Padre Talvacy- assessor das pastorais sociais.
Regilvânia- assessora da Cáritas Regional Ne I

Coordenadores e agentes de pastorais.
Isa, Pe Talvacy, Regilvânia, Wilma e Iara.

Cáritas Diocesanas

As Cáritas Diocesanas são entidades criadas pelas dioceses, com organização própria.
Como instituições diocesanas, podem filiar-se à Cáritas Brasileira como membros associados. No entanto, sua ligação mais forte com a Rede Cáritas deve estar na identidade comum expressa na missão, na mística, na espiritualidade e na metodologia participativa. As Cáritas Diocesanas organizam-se e planejam sua ação junto com as organizações locais, tendo como base os desafios e as potencialidades presentes na realidade local, a missão e linhas de ação nacionais/regionais, as orientações diocesanas e o contexto das políticas sociais no município, região ou Estado.

Cáritas Paroquiais e Comunitárias

A realização da missão da Cáritas Brasileira tem como base o fortalecimento da solidariedade organizada junto às populações empobrecidas das vilas do interior e dos bairros das periferias urbanas. E isso só acontecerá com a existência de equipes animadoras da Cáritas nas comunidades e paróquias e de comunidades eclesiais de base (CEBs) que se inspiram no Evangelho de Jesus para viver o amor libertador junto ao povo. Na verdade, estas equipes da Cáritas ajudam as comunidades e paróquias a viver a dimensão social do cristianismo e são alimentadas pela vitalidade profética das comunidades.
A Cáritas Paroquial é um instrumento de pastoral social da comunidade eclesial para dinamizar, articular e animar a prática da partilha e da solidariedade dos cristãos. É um jeito de viver comunitariamente, de forma organizada, a evangélica opção pelos pobres.
A equipe paroquial do serviço da caridade pode ser formada pelos diferentes grupos comunitários que atuam na promoção humana. Os representantes desses grupos ou comunidades formam a coordenação paroquial de Cáritas.
Como organismo da Igreja, a Cáritas atua em nome da comunidade, animando-a a assumira dimensão do serviço fraterno. A Cáritas não é um grupo isolado de assistência ou obra social, mas a ação organizada da comunidade na promoção dos direitos e da libertação de todas as pessoas, coordenada por uma equipe animadora.

Mais informações sobre Cáritas http://caritas.org.br/novo/