Pular para o conteúdo principal

8 Mutirão de Comunicação começa domingo.



Cerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar, no próximo domingo, 27, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
A abertura acontece domingo, 27, às 19 horas, no auditório do Hotel Praia Mar, na Via Costeira de Natal. Na ocasião, haverá apresentação da Camerata de Vozes do RN e do cantor e compositor Ismael Du Mangue, além de saudações proferidas pelos representantes das instituições promotoras do Mutirão: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, Arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através das unidades acadêmicas: Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia.

Atividades na UFRN

A partir da segunda-feira, 28, a programação será desenvolvida no campus da UFRN. Pela manhã, as atividades se concentrarão no Ginásio de Esportes, com a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. No entorno do ginásio, acontecerá a Feira de Comunicação, com standes, restaurante e apresentações culturais. À tarde, das 14 às 18 horas, acontecerão, simultaneamente, 14 Grupos de Trabalhos, distribuídos em salas de aulas e auditórios distribuídos no prédio do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – CCHLA, Laboratório de Comunicação, NESC, Comunica e no Setor 2.
A programação do dia 28 iniciará às 8 horas, no Ginásio de Esportes, com uma celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha.  Logo após, haverá uma conferência com o professor emérito da UFRJ, autor de vários livros, Muniz Sodré. Nos dias 29, 30 e 31, na parte da manhã, acontecerão seminários, cada um contando com um assessor e dois debatedores.
A programação acadêmica do 8º Muticom será encerrada na quinta-feira, 31. A solenidade de encerramento terá início às 16h30, com homenagens às Rádios Rurais de Natal, Caicó e Mossoró, prestadas pela Signis Brasil, agradecimentos e anúncio da cidade que sediará o 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação, em 2015. Para encerrar a programação, haverá uma apresentação da cantora Elba Ramalho. A apresentação será exclusiva para os participantes do 8º Muticom.
A sexta-feira, primeiro de novembro, será dedicada a passeios, organizados por uma agência de turismo, parceira do evento. A Agência preparou três roteiros: litoral norte, litoral sul e Natal.

Lançamentos

Durante o Mutirão, o final de cada manhã será destinado a lançamentos. No dia 28, o Padre Evaldo César, diretor executivo do Portal A12 e apresentador do Programa ‘Bem-vindo Romeiros”, na TV Aparecida, lançará o livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”.
A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Salvador (BA) e a Universidade Católica de Salvador (UCSAL) vão lançar, no dia 29, o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. A formação é com título de pós-graduação e será voltado para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.
“Haiti por si: a reconquista da independência roubada” é o título do livro que será lançado no final da manhã do dia 30. Produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital, o livro busca mostrar as possibilidades de reconstrução política, econômica, social e cultural do Haiti.
No dia 31, acontecerá o lançamento do livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...