Festas dos Mártires de Uruaçu com Padre Reginaldo Manzotti

No dia 3 de outubro é feriado estadual em comemoração ao Dia dos Mártires de Uruaçu e Cunhaú, segundo Lei Nº 8.913/2006.O dia dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, celebrado em 3 de outubro, terá uma vasta programação religiosa em São Gonçalo do Amarante, município da região metropolitana de Natal. Como acontece todos os anos, a partir das primeiras horas da manhã, o Monumento dos Mártires, localizado na comunidade de Uruaçú, recebe os devotos para um dia de adoração e orações. Esse ano, o evento terá o show de evangelização do Padre Reginaldo Manzotti, às 16h, segundo informações da prefeitura.
A Festa dos Mártires de Uruaçu teve início no último dia 22 de setembro, com a realização da Motoromaria, e faz parte do calendário de eventos do Estado, contando com a realização da Arquidiocese de Natal e apoio da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante. A expectativa dos organizadores é que este ano o público seja superior a 100 mil pessoas no monumento erguido aos “Bem-Aventurados”.

TERRA DE MÁRTIRES
O território são-gonçalense foi banhado com muito sangue, quando no dia 3 de outubro de 1645 ocorreu o Massacre de Uruaçu, onde 28 cristãos foram mortos por índios e soldados holandeses.
Jacob Rabbi, alemão a serviço do governo holandês, vivia com os índios Tapuias. Em conjunto com Paraopeba, chefe indígena convertido ao calvinismo, liderou o massacre.
Durante uma celebração, logo após a elevação da hóstia, soldados holandeses trancaram todas as portas da igreja. Já esperando estavam os índios potiguares e tapuias que invadiram o local e mataram os colonos presentes à missa. Foram praticados atos com requinte de crueldade. Alguns tiveram o direito à despedida.
A sobrevivência dependia da conversão ao calvinismo, fato rejeitado. Suas línguas foram arrancadas para que não fizessem orações católicas. Braços e pernas foram decepados, crianças partidas ao meio e muitos corpos degolados. Este foi o cenário do morticínio. Porém, todos oraram com muita fé até a morte.
O Padre Ambrósio Francisco Ferro, ainda vivo, foi muito torturado. Mateus Moreira teve seu coração arrancado pelas costas e, mesmo com todo o sofrimento, ainda pronunciou: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Ninguém renegou a Deus e nem a igreja. Morreram com fé e fidelidade.
O processo de beatificação deu início em 15 de maio de 1988, quando Dom Alair Vilar iniciou o estudo sobre os Mártires de Uruaçu e Cunhaú, designando posteriormente Monsenhor Francisco de Assis Pereira o postulador da causa. No dia 5 de maio de 2000 ocorreu a beatificação oficializada em Roma, pelo Papa João Paulo II.
Em alusão ao morticínio, foi erguido um monumento na localidade de Uruaçu, próximo de onde ocorreu o martírio, denominado Monumento aos Mártires, que foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2000 com a presença de aproximadamente 15 mil pessoas, incluindo diversas autoridades eclesiásticas e governamentais.
O local abrange uma área de dois hectares, doada pela família Veríssimo, proprietária da fazenda.
O Monumento aos Mártires foi projetado pelo arquiteto Francisco Soares Junior, tendo capacidade para receber 20 mil peregrinos. Atrás do palco há um painel medindo 30 metros. O capelão do monumento é o padre Antônio Murilo de Paiva.
A cidade se encontra receptiva a todos que buscam reafirmar sua fé, conhecendo o local que foi palco de um grande massacre. (Do G1 RN)

De 22/09/2013 a 02/10/2013
(Horário para todos os dias no monumento em Uruaçu)
19h: Adoração ao Santíssimo Sacramento