8º Muticom: Teoria e prática da Pascom: caminhada, desafios e conquistas no portfólio na Diocese de Mossoró.

A PASCOM - Pastoral da Comunicação da Diocese de Mossoró foi criada em outubro de 2001 pela equipe composta por Marcos Nascimento, Rejane Nascimento, Marcos Ferreira, Tércio Enilton e Flávio Roberto. Após um encontro de formação em João Pessoa, o grupo  arregaçou as mangas e começou o trabalho de comunicação na Diocese, inicialmente na comunidade do Santa Delmira, que pertencia, na época, à Paróquia de São José.
Os agentes começaram a colocar em prática o conceito e a importância de se implantar a Pascom nas diversas paróquias. Participaram de vários encontros de planejamento com o bispo do regional responsável pela comunicação. O resultado são os frutos colhidos na Diocese de Mossoró, que possui uma assessoria de imprensa, realizada por uma jornalista e diversos organismos da Igreja; programa de rádio; jornais impressos; grupos de estudos; participação em mutirões de comunicação (nos níveis estadual, regional e nacional); relacionamento com os meios de comunicação popular; integração do clero com os diversos agentes das paróquias e sua valorização pastoral.
Implantação da Pascom
Dentre as diversas atividades da caminhada, desafios e conquistas da PASCOM, uma ação primordial para o crescimento desse trabalho é a implantação e estruturação nas paróquias. A semente da Pastoral da Comunicação é plantada a partir do convite do pároco, que juntamente com a coordenação diocesana realiza efetivamente a sua implantação por meio de um encontro de formação para a criação e estruturação da equipe que levará à frente os trabalhos de comunicação.
A Diocese de Mossoró tem  32 paróquias, com um universo de cerca de 800 mil pessoas, e a Pascom já está implantada em 20 delas. Um trabalho que tem resultado no fortalecimento da evangelização através dos meios de comunicação da nossa Diocese, que são o jornal mensal impresso A Luz; o programa transmitido todos os sábados, às 14h, A Luz da Comunicação, com produção da Pascom pela Rádio Rural de Mossoró; programa A Luz da Diocese, exibido pela TCM-Canal 10; o blog da Diocese, que chega a mais de 370 mil acessos e os vários blogs das paróquias. Temos também, aos domingos, a partir das 8 horas, a Santa Missa transmitida pela TV Mossoró,  canal de TV aberto, que completa quatro anos em 2013.

Programa A Luz da Diocese pela TCM-Canal 10
 Pe Ricardo Rubens na Rádio Rural de Mossoró

A missão da Igreja é evangelizar o mundo todo,  é levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra. Daí a importância de se ocupar os espaços formando e informando os cidadãos. Toda segunda-feira ( ao vivo), a partir das 17 horas, a Diocese de Mossoró tem seu espaço na TCM-Canal 10, emissora local, evangelizando e levando os informes da Igreja às casas dos telespectadores. O programa é intitulado “A Luz da Diocese” e é apresentado pelo Vigário Geral, Padre Flávio Augusto, com produção da assessoria de imprensa da Diocese, jornalista Valéria Bulcão.
Qualificação dos agentes da Pascom
Missa para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Dentre outras principais ações e serviços que são realizados, enfatizamos ainda a importância da celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais e as formações para o crescimento das equipes paroquianas  tais como: Aprofundamentos Espirituais, Oratória, Ministério da Acolhida, Fotografia, Comunicação Pessoal e Grupal, Formação de líderes de pastorais, rádios, e grupos de estudos.

Durante todos esses anos, a PASCOM tem se mostrado comprometida com o trabalho de evangelização e construção da comunicação pastoral, fortalecendo todas as paróquias e envolvendo o clero e os diversos agentes para a edificação a exemplo de Jesus Cristo como “O Perfeito Comunicador”, levando sem fronteiras a missão de criar laços e pontes integradas para o crescimento das pessoas, sendo assim agradece ao 8º MUTICOM NACIONAL a oportunidade de divulgar sua experiência, com a teoria e a prática da comunicação para evangelização dos presentes e por um mundo melhor.
Fonte: Material que será apresentado durante o 8º Muticom pela Pascom da Diocese de Mossoró.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023