8º Muticom: Teoria e prática da Pascom: caminhada, desafios e conquistas no portfólio na Diocese de Mossoró.

A PASCOM - Pastoral da Comunicação da Diocese de Mossoró foi criada em outubro de 2001 pela equipe composta por Marcos Nascimento, Rejane Nascimento, Marcos Ferreira, Tércio Enilton e Flávio Roberto. Após um encontro de formação em João Pessoa, o grupo  arregaçou as mangas e começou o trabalho de comunicação na Diocese, inicialmente na comunidade do Santa Delmira, que pertencia, na época, à Paróquia de São José.
Os agentes começaram a colocar em prática o conceito e a importância de se implantar a Pascom nas diversas paróquias. Participaram de vários encontros de planejamento com o bispo do regional responsável pela comunicação. O resultado são os frutos colhidos na Diocese de Mossoró, que possui uma assessoria de imprensa, realizada por uma jornalista e diversos organismos da Igreja; programa de rádio; jornais impressos; grupos de estudos; participação em mutirões de comunicação (nos níveis estadual, regional e nacional); relacionamento com os meios de comunicação popular; integração do clero com os diversos agentes das paróquias e sua valorização pastoral.
Implantação da Pascom
Dentre as diversas atividades da caminhada, desafios e conquistas da PASCOM, uma ação primordial para o crescimento desse trabalho é a implantação e estruturação nas paróquias. A semente da Pastoral da Comunicação é plantada a partir do convite do pároco, que juntamente com a coordenação diocesana realiza efetivamente a sua implantação por meio de um encontro de formação para a criação e estruturação da equipe que levará à frente os trabalhos de comunicação.
A Diocese de Mossoró tem  32 paróquias, com um universo de cerca de 800 mil pessoas, e a Pascom já está implantada em 20 delas. Um trabalho que tem resultado no fortalecimento da evangelização através dos meios de comunicação da nossa Diocese, que são o jornal mensal impresso A Luz; o programa transmitido todos os sábados, às 14h, A Luz da Comunicação, com produção da Pascom pela Rádio Rural de Mossoró; programa A Luz da Diocese, exibido pela TCM-Canal 10; o blog da Diocese, que chega a mais de 370 mil acessos e os vários blogs das paróquias. Temos também, aos domingos, a partir das 8 horas, a Santa Missa transmitida pela TV Mossoró,  canal de TV aberto, que completa quatro anos em 2013.

Programa A Luz da Diocese pela TCM-Canal 10
 Pe Ricardo Rubens na Rádio Rural de Mossoró

A missão da Igreja é evangelizar o mundo todo,  é levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra. Daí a importância de se ocupar os espaços formando e informando os cidadãos. Toda segunda-feira ( ao vivo), a partir das 17 horas, a Diocese de Mossoró tem seu espaço na TCM-Canal 10, emissora local, evangelizando e levando os informes da Igreja às casas dos telespectadores. O programa é intitulado “A Luz da Diocese” e é apresentado pelo Vigário Geral, Padre Flávio Augusto, com produção da assessoria de imprensa da Diocese, jornalista Valéria Bulcão.
Qualificação dos agentes da Pascom
Missa para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais
Dentre outras principais ações e serviços que são realizados, enfatizamos ainda a importância da celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais e as formações para o crescimento das equipes paroquianas  tais como: Aprofundamentos Espirituais, Oratória, Ministério da Acolhida, Fotografia, Comunicação Pessoal e Grupal, Formação de líderes de pastorais, rádios, e grupos de estudos.

Durante todos esses anos, a PASCOM tem se mostrado comprometida com o trabalho de evangelização e construção da comunicação pastoral, fortalecendo todas as paróquias e envolvendo o clero e os diversos agentes para a edificação a exemplo de Jesus Cristo como “O Perfeito Comunicador”, levando sem fronteiras a missão de criar laços e pontes integradas para o crescimento das pessoas, sendo assim agradece ao 8º MUTICOM NACIONAL a oportunidade de divulgar sua experiência, com a teoria e a prática da comunicação para evangelização dos presentes e por um mundo melhor.
Fonte: Material que será apresentado durante o 8º Muticom pela Pascom da Diocese de Mossoró.