Asembleia Diocesana de Pastoral traz estudo do Documento da CNBB - 104.

A Diocese de Mossoró estará realizando, de 07 a 09 de novembro, sua Assembleia Diocesana  de Pastoral. Esse ano, os participantes estarão debruçados sobre o Documento nº 104  da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, com assessoria do Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, Monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida. O estudo é um pedido da própria CNBB que tem por finalidade contribuir com o processo de elaboração de um documento que será aprovado na 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, de 30 de abril a 9 de maio de 2014, como também, segundo o Vigário Geral, padre Flávio Augusto, iniciar na Diocese um processo de aprofundamento com a finalidade de renovar a paróquia para que, de fato, seja uma comunidade de comunidades, centro de irradiação da vida em Cristo, como pedem o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015. Ele lembra que durante as visitas pastorais, o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana foi muito enfático ao falar  desse novo rosto das paróquias. Explicava  que uma boa liturgia e pastorais organizadas são alicerce para essa nova paróquia. Padre Flávio reforça trazendo o encerramento do Documento 104 que será estudado na assembleia onde fala que a paróquia pode se tornar um farol sempre mais luminoso, especialmente em tempos de incertezas e inseguranças. Nela, cada pessoa deveria ter a possibilidade de fazer o encontro com Jesus Cristo e integrar- se na comunidade dos seus seguidores.
A paróquia, contudo, precisa de uma renovação urgente. As mudanças da realidade clamam por uma nova organização, especialmente  articulada em pequenas comunidades capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé. Entretanto, mesmo setorizada, a paróquia depende de uma nova evangelização, de uma ousadia missionária capaz de fortalecer o testemunho e estimular o anúncio.

Palestrante:

Monsenhor Virgílio  Bezerra de Almeida - Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba, professor de Teologia no Seminário Arquidiocesano e tem prestado serviços de assessoria pastoral às igrejas do Regional NE 2 da CNBB. É autor do livro “O Sagrado e a Fé na Arquidiocese da Paraíba”.