Começa sexta-feira o Retiro Missionário na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Mossoró.

O convite vem Dele. É Deus quem nos convida para sermos missionários e missionárias. Ele nos convida porque o tempo pede urgentemente que toda a Igreja se torne discípula e missionária de Jesus Cristo.

A missão é sair de si, "é quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso EU”. A missão é um caso de amor porque dentro de nós pulsa a força do Amor Maior; porque cremos em um Deus que é mistério de amor. Porque Jesus, o missionário do Pai, é o sentido pleno do nosso existir. “Para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fl 3,8). Por isso, diz São Paulo, “ai de mim se eu não anunciar o Evangelho.” (1Cor 9,16).

“A vida é missão, sempre!” é o tema que norteará o nosso retiro paroquial que acontecerá nos dias 29, 30 e 01 de dezembro, na Igreja de Fátima, Abolição II. A vida é missão porque ninguém é perfeito; porque somos seres em construção; porque o mundo ainda não é como o queremos; porque no mundo há divisões sociais, violência; há corrupção, há muita injustiça.

Movido por esses sentimentos, o Retiro Missionário, animado por padre Luis Mosconi, vem sacudir e reavivar a beleza do ser missionário e missionária em nossas comunidades, pastorais, movimentos e serviços, e assim nos consagrarmos à missão de Jesus de Nazaré no mundo de hoje, à luz da Igreja de Aparecida e do Papa Francisco.

O Retiro chega num momento oportuno para bombardearmos o sangue missionário que corre em nossas veias. Destacamos a conclusão do Ano da Fé, o encerramento das visitas pastorais do nosso pastor Dom Mariano, e a presença libertadora do Papa Francisco entre nós. Diante disso, não poderíamos permanecer presos em nossas Igrejas, em nossas casas. Disse o papa Francisco, “Saiamos do conforto para evangelizar o povo na rua”.

Por isso, com muita alegria, contamos com a participação fervorosa das crianças, adolescentes, jovens, casais e idosos da paróquia de Fátima, nessa grande sacudida missionária, que aquecerá para sempre o ardor missionário de todas as forças vivas das nossas comunidades.

Com as bênçãos do nosso Pai do céu e com a intercessão da nossa querida mãezinha, Nossa Senhora de Fátima, desejo, desde já, a todos os paroquianos, um santo e feliz Retiro.

Fraternalmente em Cristo,

Talvacy Chaves de Freitas