Festa de Santa Luzia ganha coluna na Gazeta do Oeste.

SANTA LUZIA 2013
“Ver com os olhos da Caridade”

Cristo: O Amor encarnado
Por: Pe. Ricardo Rubens

A Festa de Santa Luzia 2013, ao propor o tema “Ver com os olhos da Caridade”,  nos lança na essência da fé Cristã:  O Mistério de Amor de Deus, radicalizado na Morte e Ressurreição de Jesus. Ao falarmos de caridade nos referimos ao distintivo cristão, entendendo que a fé Cristã não é um código filosófico, uma doutrina fria e racionalista, mas um “Modus Vivendi”; uma maneira de ser, de se relacionar, de estar no mundo. Este modo de vida nasce da experiência pessoal e comunitária com O Mistério da Morte e Ressurreição de Jesus. Aos discípulos disse o Mestre: “se vocês se amarem, nisto reconhecerão que vocês são meus discípulos” (Jo 13, 35). E ainda: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). Percebe-se assim que na medida em que nos deixamos amar por Deus, aprendemos a amar como Ele;  Não de qualquer forma. Por isso, para nós Cristãos o conceito de amor decorre do Mistério da Cruz. Jesus não ofereceu pouco de seu tempo, de suas ideias, de suas posses. Ofereceu-se, deu-se por inteiro.
Neste sentido entendemos que a Caridade é a forma concreta de experimentar e manifestar o Amor Divino. Se deixando amar, aprende-se a amar sem medo. Como afirma o poeta romano clássico Virgílio: « Omnia vincit amor — o amor tudo vence », « et nos cedamus amori — rendamo-nos também nós ao amor ».  Vejamos pois com os olhos da caridade.

Trezena
A Festa de Santa Luzia 2013 será realizada de 01 a 13 de dezembro e tem como tema “Ver com os Olhos da Caridade”. A programação religiosa inclui novenas, missas, confissões individuais, alvoradas e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Caminhada da Paz
Será realizada neste domingo, 24 de novembro, a partir das 18h, a Caminhada da Paz 2013. As paróquias de Mossoró organizarão carreatas que sairão às 18h, com destino à Catedral de Santa Luzia. Participarão representações das Paróquias: Nossa Senhora da Conceição, São Manoel, São Paulo, São João, São José, Nossa Senhora de Fátima e Menino Jesus de Praga.

Ação Social da Luz
Está programada para o dia 07 de dezembro uma grande ação social dentro da programação da Festa de Santa Luzia. A “Ação Social da Luz” ocorrerá na Praça Vigário Antônio Joaquim, de 8h às 12h, com a presença de diversas entidades prestando atendimento à população.

Luzeiro de Santa Luzia
 O Luzeiro e o CD com os hinos de Santa Luzia estão sendo vendidos na Cúria Diocesana, nas secretarias das Paróquias e na Lojinha de Santa Luzia.  Além de fortalecer a fé, o Luzeiro também tem uma missão solidária. Os recursos de sua venda serão revertidos à Rádio Rural de Mossoró, emissora da Diocese. Ao comprar o luzeiro, o ouvinte poderá rezar a oração com o Padre Ricardo Rubens, através da Rádio Rural.

Barracas Populares
As inscrições para as barracas populares serão realizadas de 25 a 29 de novembro, na Praça Vigário Antonio Joaquim, no prédio onde funcionava a Rádio Rural. Serão disponibilizadas em torno de 120 barracas, já incluindo às dos vendedores ambulantes.

Coluna- Todo Sábado- Gazeta do Oeste