Semana da Solidariedade chama a atenção para a fome e a pobreza no Brasil.

Com o tema Solidariedade e Justiça Social, a Rede Cáritas promove todos os anos de 5 a 12 de novembro, a Semana da Solidariedade, que este ano chama a atenção de toda a sociedade brasileira para as questões relacionadas à fome e a pobreza no país. O objetivo é refletir sobre a invisibilidade das desigualdades sociais que geram as misérias existentes, principalmente nas periferias das grandes e médias cidades e no meio rural.
Dados oficiais do Governo Federal apontam que nos últimos anos (2003 - 2012) o Brasil vem conseguindo combater a pobreza e a miséria de 16 milhões de pessoas por meio dos programas de transferência de renda, principalmente "o Bolsa Família", proporcionando uma real melhoria nas condições de vida das pessoas.
No entanto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 57 milhões de pessoas ainda vivem em estado de pobreza, ou seja, sobrevivem com meio salário mínimo, mesmo o Brasil sendo a sexta economia mais rica do mundo. Ainda com os programas de distribuição de renda promovidos pelo Governo Federal, 20% dos mais ricos detém 63,8% da renda nacional, enquanto os 20% mais pobres acessam apenas 2,5% de toda a riqueza que é produzida pelo país.
Nesta perspectiva, várias Cáritas em todo o Brasil realizam ações que visam o debate dessa realidade, além da divulgação de ações que promovam a superação da fome e da pobre.

Cáritas Brasileira Nordeste 3

Exposição fotográfica Biomas em Diálogo: Imagens e Atos
De 04 a 08 de novembro
Igreja Rosário dos Pretos, Pelourinho - Salvador (BA)