Pular para o conteúdo principal

A Festa de Santa luzia- ontem e hoje





 







Hoje, dia de reverenciar Santa Luzia, padroeira dos olhos e dos mossoroenses, a coluna pede permissão ao leitor para republicar artigo que escrevemos na última edição da revista Contexto. Uma viagem ao tempo, de recordação, trazendo para os mais jovens a intensidade da Festa de Santa Luzia, a sua importância e como ela marcou a vida de gerações.
Então, leia, mais uma vez, nossa lembrança da maior festa religiosa do interior do Rio Grande do Norte:
“Ainda adolescente, motivado pela formação religiosa de Dona Cristina e Seu Teobaldo, esperava o ano inteiro pela Festa de Santa Luzia. Do rito religioso às atividades sociais – mistura do religioso com o profano –, era o melhor período do ano, já de férias da Escola Estadual Moreira Dias, no bairro Doze Anos.
Naquela época, sem a necessidade de “heróis” ou “heroínas” da educação, cumpria-se rigorosamente o calendário letivo. Na sala de aula, o compromisso firmado com os colegas para o encontro na Catedral ou na “Praça da Rádio Rural” (Vigário Antônio Joaquim).
Todos devotos da santa padroeira.
Roupa nova, comprada com meses de antecedência, mas guardada para o grande momento, era finalmente tirada do baú, já cheirando a naftalina, mas que dava um “charme” especial para as dez noites de festa. A noite começava com a novena. Igreja lotada.
Depois, descia os degraus da Catedral de Santa Luzia para um giro na área das barraquinhas instaladas ao redor do Mercado Público Central, que hoje recebe o nome de Mercado Público Manoel Teobaldo dos Santos, meu Pai. Os jogos de “azar”, como o bazar de seu Antônio Bedel, eram tão inocentes quanto divertidos. Eu não arriscava nada, pois os trocados no bolso eram para a merenda na volta para casa.
Em seguida, o passeio pela Vigário Antônio Joaquim, onde dividia a atenção entre a paquera inocente e o show da Rádio Rural (990kHz), com os radialistas Seu Mané e Duarte Neto e a música da hora do The Pop Som, depois Elo Musical, dos irmãos Hubener e Pirrita.
A disputa pela “A Mais Bela Voz” era um capítulo à parte, maravilhoso; e a procissão de 13 de dezembro, com um mar de gente, um esplendor.
Lembranças vivas de um passado que não volta nunca mais, porém alimenta o espírito da devoção à Santa dos Olhos, que serve para aceitar – e entender – as mudanças de hoje na festa da padroeira dos mossoroenses.
O sentimento de amor, fé e gratidão permanece intocável e ainda ecoado pela voz do padre Américo: “Mossoró, com alegria, saúda Santa Luzia.”
Fonte: Jornal de Fato





 

Fonte|: Jornal de Fato

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d