Encerramento da Festa de Santa Luzia 2013.




A Festa de Santa Luzia 2013, que tem como tema "Ver com os olhos da Caridade" será encerrada nesta sexta-feira, 13 de dezembro, com a tradicional Procissão. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros serão acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.
Nesta quinta-feira (12), véspera do Dia da Padroeira, será realizada a quinta edição da Moto Romaria da Luz que chama a atenção da sociedade para a paz no trânsito. A concentração será às 20h, na Capela de São Vicente, na Avenida Alberto Maranhão. Para efetuar a inscrição, o interessado deve ir à Lojinha de Santa Luzia, localizada ao lado da Catedral, e doar um pacote ou lata de leite em pó que será revertido para o Abrigo Amantino Câmara.
A chegada da Moto Romaria está prevista para meia-noite, na Catedral de Santa Luzia, quando será celebrada a primeira missa do dia 13 de dezembro. Ainda na quinta-feira, o Padre Nunes fará seu show mensagem no Adro da Catedral, logo após a apresentação do Oratório de Santa Luzia.


Procissão de Santa Luzia

Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro as empresas de transporte coletivo cobrarão preços populares de R$ 1,50 (por passagem) em todos os ônibus. Além disso, haverá um reforço de 10 veículos na frota atual para o dia da procissão. Esses ônibus extras ficarão na Avenida Cunha da Mota, ao lado da “Praça da Gazeta”.
O ponto inicial da procissão é a Capela de Nossa Senhora Medianeira, na Rua Sérvulo Marcelino, Planalto 13 de Maio. Este ano, o percurso que seguirá pela Avenida Presidente Dutra, será de 3.450 metros.
A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão. A partir das 15h, o acesso pela Av. Presidente Dutra será liberado apenas para ambulâncias, ônibus, táxis e mototaxistas legalizados.

Celebrações no Dia da Padroeira:

Serão celebradas sete missas no dia da Padroeira. A primeira será à meia-noite, com a chegada da Moto Romaria. Às 5h, será celebrada a segunda Missa dos Romeiros; às 6h30, a terceira Missa dos Romeiros, às 8h, quarta Missa dos Romeiros; às 10h, Missa Solene da Festa, presidida pelo Bispo Dom Mariano Manzana; às 13h, sexta Missa dos Romeiros; 15h, Sétima e última Missa dos Romeiros celebrada simultaneamente na Catedral de Santa Luzia e na Capela de Nossa Senhora Medianeira, no Planalto 13 de Maio.
Encerramento – A solenidade de encerramento ocorrerá após a chegada da Procissão e contará com a presença de padres da Diocese e autoridades política. Após os pronunciamentos e encerramento pelo bispo diocesano Dom Mariano Manzana, haverá a última apresentação do Oratório de Santa Luzia.