Pular para o conteúdo principal

Memória: Procissão de Santa Luzia renova fé dos católicos.




Enfeitado com flores brancas, cristais e uma iluminação especial, o andor de Santa Luzia se destacava entre a multidão que acompanhou a procissão na sexta-feira, 13 de dezembro. A procissão saiu da Capela de Nossa Senhora Medianeira, no Planalto 13 de Maio, às 17h30, e chegou à Catedral de Santa Luzia por volta das 19h30.
Famílias inteiras - homens, mulheres, idosos, jovens, crianças e bebês - tomaram a Avenida Presidente Dutra e deram seus testemunhos de fé. Os moradores e comerciantes da avenida enfeitaram suas casas, improvisaram camarotes e lotaram as calçadas.
Na multidão, muitos vestiam as cores da padroeira e seguiam descalços pagando promessas. Telma Iliane, 16 anos, era uma das "Luzias": "Meu marido estava na UTI, à beira da morte. Eu fiz a promessa a Santa Luzia e ele sobreviveu". Sempre devota de Santa Luzia, Jucineide Alves, 37 anos, também seguiu a procissão descalça e com as vestes da padroeira, "tive um problema na vista do olho esquerdo e Santa Luzia me curou".





Centenas de romeiros vieram de outras cidades, com destaque para os romeiros de Russas e Juazeiro, no Ceará, eles lotaram a Catedral nas oito missas celebradas no dia da padroeira e foram acolhidos com café da manhã e almoço oferecidos pela Paróquia.
Uma das novidades foi o andor, que este ano ganhou um carrinho próprio não motorizado, que foi empurrado pela comissão. A confecção do andor contou com o trabalho da equipe coordenada pelo vereador Flávio Tácito, o uso do branco teve o objetivo de passar a mensagem de paz.
A solenidade de encerramento contou com o discurso do prefeito interino Francisco José Júnior e da governadora Rosalba Ciarlini, ambos destacaram a importância da Festa e o exemplo de Santa Luzia.
O bispo Dom Mariano Manzana, em seu discurso de encerramento, destacou a importância da caridade, tema que foi trabalhado este ano. "O amor à caridade é a essência de Deus", afirmou o bispo, ressaltando que a bondade e a caridade demonstram o verdadeiro conteúdo cristão.
Após as palavras do bispo, o Pe. Walter Collini e o Pe. Ricardo Rubens, coordenadores do evento religioso encerraram a Festa agradecendo a presença da comunidade e a dedicação de todos que apoiaram e trabalharam para a realização do maior evento religioso do estado. O encerramento contou ainda com a última exibição do Oratório de Santa Luzia.

Fonte: Gazeta do Oeste

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d