Ações do SEAPAC melhoraram a vida de milhares de famílias.

O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) realizou Assembleia Geral Ordinária, dia 22 de abril, às 9h30, no Centro Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Candelária, bairro de Candelária, em Natal-RN, sob a presidência de Dom Heitor de Araújo Sales, arcebispo emérito de Natal e presidente da entidade. Com a presença de sócios, funcionários e do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e do Vigário Geral de Mossoró, Pe. Flávio Augusto, a assembleia teve por objetivo apresentar o relatório das atividades de 2013, o balanço financeiro do exercício findo e a apresentação do Plano Operacional de 2014.

No ano passado, 3.606 famílias tiveram acesso à cisterna de placas para captação de água (P1MC) para o consumo humano, em 1.291 comunidades de 44 municípios do Rio Grande do Norte. Outras 495 famílias foram capacitadas para o gerenciamento dos recursos hídricos, em função do desenvolvimento humano e produtivo e para a produção agroecológica e outras 221 tiveram acesso às tecnologias sociais (cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro-trincheira e barragem subterrânea, para a produção de hortaliças, verduras e frutas, além de criação de pequenos animais e aves). Também foram capacitados 120 agricultores cisterneiros (construtores de cisternas), 16 comunidades passaram a produzir hortaliças e várias famílias passaram a comercializar os produtos dos quintais produtivos em feiras de agricultura familiar, em suas respectivas cidades.

Após a leitura do parecer da auditoria externa e da ata do Conselho Fiscal, o presidente, Dom Heitor Sales, colocou em votação a apresentação do relatório e a prestação de contas, que foram aprovados por unanimidade. Em seguida, várias pessoas falaram sobre os temas em pauta na assembleia e outros assuntos. Algumas deram os parabéns pelos trabalhos, outras fizeram sugestões e até pediram a inclusão de atividades na agenda do SEAPAC, para este ano.

Fonte: Arquidiocese de Natal.