Pular para o conteúdo principal

Pastoral da Sobriedade tem encontro de formação em Mossoró.



No último sábado, dia 26, 8h às 12h, aconteceu mais um encontro de formação da Pastoral da Sobriedade nas dependências do Projeto Esperança, bairro São José.

Conheça os doze passos que  nos acompanham na caminhada rumo à sobriedade, assim como Jesus deu passos apaixonados por nós, pois foi para a liberdade que Cristo nós libertou.

Primeiro passo: Admitir.
Admitir que preciso de ajuda, da ajuda da igreja e dos irmãos. Admitir que tenho vícios e que sozinho não consigo me libertar. O programa propõe um caminho, onde eu quero me transformar, é preciso admitir que preciso mudar.
Segundo passo: Confiar
Nós vemos famílias que não conseguem sair dos vícios, pois confiam apenas em suas forças, mas é em Jesus que devemos colocar nossa confiança. Precisamos clamar para que nossa família encontre a alegria por causa da dependência química que perdeu-a. O problema é que nossos jovens ficam um tempo na comunidade e quando se recuperam, acham que podem caminhar sozinhos e esquecem-se do programa, e cai novamente. A pastoral da sobriedade, diz que o milagre se dá na perseverança, para não recair, pois recair significa sofrimento. Quem admite, confia em Jesus Cristo que pode nos curar.
Terceiro passo: Entregar
Entregar-me a Jesus libertar, que restaura a minha vida, até então estava entregue a outras mãos. Quem admite, confia e se entrega. A solução está na família que começará a se converter.
Todo dependente enquanto não disser basta, não tem solução, não tem tratamento que dará certo. Muitos quererão experimentar as coisas do mundo, mas nós da pastoral levamos a prevenção, para que os jovens não caiam na dependência do mundo, mas mantê-los nos caminhos de Jesus. Quem sabe lidar com a vida, não entrará nas drogas, quem está com Jesus não necessita experimentá-las.
Quarto passo: Arrepender
Arrependido, voltar para a casa do Pai, para a benção, pois é o Pai que me acolhe incondicionalmente. A pastoral tem essa missão de acolher a todos incondicionalmente, a todos que nos procuram ir ao encontro das famílias que sofrem e levar a esperança e propor o programa de vida, mas sabendo que é Jesus que vai curar e libertar.
Quinto passo: Confessar
Quem está arrependido, confessa. Confessa os seus pecados. O dependente depois de ter o encontro com Jesus, ele conta o dia em que ele voltou para a casa do Pai. Quem se arrepende se confessa irá renascer.
Sexto passo: Renascer
Renascer do Espírito, e o homem se torna uma criatura nova, e se torna realmente seguidor de Jesus. Renasce na sobriedade. A pastoral tem a proposta de fazer com que as pessoas tenham uma vida nova, que não fique apenas na abstinência, mas que renasça, tenham uma vida nova. Se eu renasço eu pago os meus erros, então preciso reparar.
Sétimo passo: Reparar
Reparar os meus erros, devolver para mãe e para o pai alegria que ele roubou, pois quando há um dependente toda
Família fica doente e é necessário reparar. Temos que reparar a pena, os males que eu causei.
Oitavo passo: Professar a fé
O dependente químico em sobriedade dá seu depoimento, é necessário professar a fé, o que Jesus está fazendo na sua vida.
Nono passo: Orar e vigiar
É preciso orar e vigiar todos os dias, e orar em família. Se você ama seus filhos, você precisa conduzi-los a vida eterna, através da oração, dar a benção antes de eles irem para escola, e não somente a benção de palavras, mas a benção afetiva, abraçar os filhos, pois assim se conhece os cheiros, pois quando seu filho usar a drogas perceberá o cheiro diferente. Se você não abraça os seus filhos todos os dias, as drogas irão abraçar. É necessário essa afetividade, entre pais e mães, mães e filhos.
Décimo passo: Servir
Servir a igreja só serve para servir, servir ao modo de Maria. Se a Igreja não servir, e para a realidade de dependentes, senão servimos, não servimos para nada. Precisamos olhar o dependente com o olhar de Jesus Cristo, fazer dos excluídos nossos preferidos.
Décimo primeiro passo: Celebrar
Celebrar todos os dias a eucaristia para que sejamos alimentados e também alimentados com a Palavra de Deus, não somente eu, mas toda a família. Para um dependente, ele celebra o dia da sobriedade a cada dia. Celebrar não somente com palavras, mas com a vida.
Décimo segundo passo: Festejar
Festejar que é possível crer e acreditar em Jesus, eu preciso fazer da minha vida uma festa. Eu não preciso de drogas para celebrar e festejar, eu preciso acreditar e professar o nome de Jesus.
É isto que a Pastoral da Sobriedade apresenta como proposta de vida nova quer que as igrejas aceitem como proposta de libertação. De Anunciar o Evangelho que já é uma proposta de vida plena que transformará nossa comunidade.

Detalhes na edição de maio do Jornal A Luz. Aguarde !  

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...