CNBB divulga folder sobre a Copa do Mundo.

A Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor Mobilidade Humana, divulgou um folder com orientações sobre a Copa do Mundo no Brasil. Representantes das 12 cidades-sede do mundial ajudaram a elaborar o material, que busca mostrar formas de acolher o turista e orientar as comunidades locais no perído da Copa do Mundo. A publicação também aborda a exploração escrava do trabalho, exploração sexual, o tráfico de pessoas, tráfico de entorpecentes e aponta os lados positivo e negativo do evento. A Igreja expressa sua preocupação com a exclusão de milhões de cidadãos ao direito à informação e à participação nos processos decisórios sobre as obras que foram realizadas para o evento e com o desrespeito à legislação e ao direito ambiental, trabalhista e do consumidor. Algumas ações sugeridas no folder também foram lembradas por dom Anuar Battisti – bispo referencial da Pastoral do Turismo, como a identificação das principais igrejas e santuários das cidades, a celebração de missas em vários idiomas, buscando, segundo o bispo, mostrar ao turista a presença da Igreja Católica no Brasil. “O sucesso da Copa do Mundo não se medirá pelos valores que injetará na economia local ou pelos lucros que proporcionará aos seus patrocinadores. Seu êxito estará na garantia de segurança para todos sem o uso da violência, no respeito ao direito às pacíficas manifestações de rua, na criação de mecanismos que impeçam o trabalho escravo, o tráfico humano e a exploração sexual, sobretudo, de pessoas socialmente vulneráveis e combatam eficazmente o racismo e a violência”, disse dom Anuar.