Trimestral discute implantação da Pastoral da Saúde.

Nos dias 23 e 24 de maio, no Centro de Treinamento, acontece mais uma Trimestral de Pastoral. Na pauta, a implantação da Pastoral da Saúde na Diocese de Mossoró. A trimestral será assessorada pelo camiliano  padre  Francisco Alves. Os camilianos são referência na Igreja no que se refere à Pastoral da Saúde. Na oportunidade, será discutido o papel da Pastoral da Saúde e sua atuação nas paróquias.

Quem é Padre Francisco Alves dos Santos ?

Pe. Francisco Alves dos Santos (Pe. Alves), camiliano. Cursou Filosofia pela FAI: Faculdade Associadas do Ipiranga, São Paulo; Teologia pela Faculdade Unisal dos Salesianos, São Paulo e pós-graduação em Pastoral da Saúde pela Faculdade São Camilo, São Paulo.
Reside em Fortaleza, com a missão de superior da Comunidade São Cura d'Ars e capelão voluntário do IJF (Instituto Dr. José Frota).
É também responsável pela Pastoral da Saúde nos Hospitais Camilianos das regiões Norte Nordeste, totalizando 15 hospitais.
Onde realiza visitas em média duas vezes ao ano, ministrando palestras e treinamentos para agentes de Pastoral da Saúde. Ministra palestras em congressos de humanização e pastoral da saúde.

Temática do encontro

1- Exposição do assessor:

a) - Pastoral da Saúde - Abordando definição, parte história e as três dimensões da pastoral.
b) - As experiências da pastoral da saúde nos hospitais camilianos do Norte Nordeste - exposição do trabalho da Pastoral da Saúde, realizado nos nossos hospitais para servir de exemplo e inspiração para os futuros agentes de pastoral.
c) - Os passos para implantar a Pastoral da Saúde - abordar passos importantes a serem seguidos na implantação da pastoral da saúde na Diocese, Paróquia ou Hospital.
d) - Como fazer visita no hospital - orientações básicas de como abordar o doente e como o agente de pastoral deve respeitar as normas do hospital e o espaço do doente.

Atenção:  Cada paróquia deve convidar um ministro extraordinário da Eucaristia e um agente de pastoral que realiza algum trabalho na área de saúde.