ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Festa de Corpus Christi.


"E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo" (Marcos 14:22). O trecho bíblico relembrado em toda celebração eucarística remete aos fiéis uma das mais importantes provas do amor de Deus: em que Jesus se faz pão para alimentar o seu povo com fé e esperança. Por essa razão, o sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda liturgia da Igreja Católica. E nada mais justo do que dedicar um dia específico para celebrar esse mistério. 
Hoje, a igreja se reúne para celebrar o Dia de Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo. Milhares de fiéis de todas as paróquias da Diocese de Santa Luzia estarão presentes no adro da Igreja de São João Batista, no bairro Doze Anos, para relembrar o mistério da Eucaristia. A missa tem início às 17h, celebrada pelo bispo dom Mariano Manzana e concelebrada por sacerdotes de diferentes paróquias. 
Após a celebração eucarística, os fiéis sairão em procissão pelas ruas adornadas com os tapetes de sal até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no centro da cidade. Na chegada, haverá a acolhida, seguida da bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando a programação religiosa. 
"Os tapetes de sal são tradições na festa do Corpo de Cristo. Normalmente, os tapetes são confeccionados por jovens das mais diversas paróquias, e eles vão ornando todo o trajeto da profissão", afirma o padre Raimundo Felipe. A tradição dos tapetes feitos com sal e serragem é uma demonstração de amor à Igreja e ajudam a embelezar a celebração. 
A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do Cristianismo, que relembra a instituição do sacramento da Eucaristia. O dia é comemorado sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no primeiro domingo após Pentecostes (celebrado 50 dias depois do Domingo de Páscoa).
A decisão da Igreja Católica de escolher um dia para celebrar o mistério da Eucaristia se dá pela importância do sacramento, instituído pelo próprio Jesus Cristo. A quinta-feira foi o dia da semana escolhido para a celebração em referência à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição desse sacramento.

Programação de Corpus Christi integra a Festa de São João Batista
Neste ano, a celebração de Corpus Christi foi integrada na programação da Festa de São João Batista, devido à coincidência de a data cair durante os festejos. "Como a programação de Corpus Christi reúne todos os fiéis da diocese em uma única paróquia, a Igreja de São João foi escolhida este ano para sediar a celebração, unindo-se aos festejos do santo padroeiro", explica o padre Raimundo Felipe. 
A Festa de São João Batista está sendo realizada na igreja e segue até o dia 24 de junho, dia de homenagem ao santo que foi precursor de Jesus Cristo. A celebração de hoje é um dos pontos altos da programação dos festejos sociorreligiosos e deverá reunir milhares de fiéis. 
Outra data aguardada com bastante expectativa da festa é o dia 21 de junho, quando haverá o show-mensagem do padre Antônio Maria, um dos maiores nomes da Igreja Católica. "Esperamos uma grande multidão no adro da igreja. Já fomos avisados de que fiéis de outros estados estarão aqui no dia do show, que é a grande atração da festa de São João Batista neste ano", revela o pároco.

Fonte: O Mossoroense