Igreja em Dia

“Grande poder tem a oração do justo”. ( Tg 5,16)
 REFLETINDO O EVANGELHO
 “JESUS – O VERDADEIRO TESOURO” Mateus 13,44-52
 “Cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo”. (Mt 13, 44b)
 É na pessoa de Jesus que o tesouro do Reino de Deus está escondido e protegido. Quem o descobre experimenta grande alegria e engaja toda a sua vida para não perdê-lo. A pérola de grande valor encontrada é resultado de uma busca intencional. A aquisição do bem encontrado requer, como na primeira parábola, o engajamento de toda a vida.
O Reino dos céus é comparável a bens que ultrapassam infinitamente o valor que se poderia atribuir-lhe. Segundo essas duas parábolas complementares, quem descobre o Reino dos Céus nas palavras e nos gestos de Jesus fará a experiência de uma tal alegria que será capaz de sacrificar suas antigas convicções e seguranças. É essa exigência que Jesus faz ao jovem rico (Mt 19,21); é o que São Paulo exprime de maneira tão lapidar: “o que era para mim lucro, tive-o como perda, por amor de Cristo” (Fl 3,7). A parábola da rede focaliza que há um tempo para tudo sobre a face da terra (Qo 3,1-8). A paciência instruída pelo discernimento é a atitude exigida dos discípulos. Há um tempo para a pesca e um tempo para a triagem da pesca realizada. A parábola não deixa nenhuma margem ao equívoco: a triagem acontecerá no fim do mundo.
Os versículos 51 e 52 são a conclusão de todo o discurso de Jesus em parábolas. A resposta positiva dos discípulos a pergunta de Jesus significa que eles compreenderam a natureza do Reino dos céus e a sua situação neste mundo, o seu desenvolvimento e as exigências que ele impõe. A resposta positiva dos discípulos a pergunta de Jesus mostra, igualmente, que eles reconhecem que Jesus é quem revela o mistério de Deus.
 PARABÉNS
Ainda em tempo para saudar o Padre Flávio Augusto Forte Melo pelos seus 20 anos de vida sacerdotal, celebrados no dia 23 de julho. Graças a Deus este jovem sacerdote existe para fazer o bem a todos que encontra em seu caminho. Como seu amigo e admirador, desejo saúde, perseverança e fidelidade à missão. Avante, amigo!
 ENCERRAMENTO
Dom Mariano celebra hoje, às 10h, missa solene de encerramento da Festa de Sant’Ana, em Campo Grande. Pelo que colhi, a festa 2014 foi sucesso total. Viva Sant’Ana!
 ENCERRAMENTO II
E de Campo Grande, Dom Mariano retorna a Mossoró para presidir a celebração eucarística que encerra a Festa de São Manoel 2014. Antes, às 16h30, haverá um show mensagem com o “Ministério Magnificat” e a tradicional procissão em honra ao fiel “Soldado de Cristo”. Viva São Manoel!
 ASSEMBLEIA
A amiga Maysa Almeida nos informa que a coordenação local das Oficinas de Oração e Vida participa da Assembleia Nacional em Lagoa Seca, Paraíba. Os participantes retornam amanhã, com o coração cheio de coisas boas a nos ensinar. Que venham os frutos!
 SANTA CLARA
Começa na próxima sexta-feira, 1º, a Festa de Santa Clara 2014. O cerimonial de abertura ocorrerá, às 19h, com procissão luminosa, saindo da Gruta da Funsern até o Santuário de Santa Clara, onde a imagem peregrina será acolhida pelos devotos.
 SANTA CLARA II
O novenário acontecerá no período de 2 a 10 de agosto, onde os fiéis aprofundarão o tema: “Paróquia – Rede de Comunidades: uma Igreja Viva na perspectiva do Acolhimento Fraterno”. E na dimensão social destaco o Jantar de Santa Clara, dia 8, com participação dos “Tremendões”, o Leilão no dia 9, e o espetáculo “À Luz de Clara”. Imperdível!
 7º RALLY
Os membros do Terço da Mãe da Divina Providência realizarão o 7º Rally Evangelizador Familiar. Desta feita irão percorrer o sertão do Alto-Oeste. A saída do Rally acontecerá no dia 3 de agosto, às 5h40, em frente à Catedral de Santa Luzia. Boa viagem, irmãos!
 SENHORA DOS NAVEGANTES
A cidade de Areia Branca se volta para celebrar, de 5 a 15 de agosto, a Festa a Nossa Senhora dos Navegantes. “No barco com Maria chegaremos alegres ao porto da evangelização” é o tema central da Festa. No dia 15, dedicado à Padroeira dos Marítimos, a missa solene acontecerá, às 17h30, seguida de show mensagem com o Padre João Carlos e sua Banda. Maravilha!
 CONGRESSO
A Renovação Carismática Católica de Mossoró promove, de 8 a 10 de agosto, seu 13º Congresso Diocesano para as Famílias. O evento acontecerá no Centro de Evangelização da RCC, na Mal. Deodoro, Barrocas, e tem como tema: “Família, Dom de Deus”. Os pregadores deste Congresso serão Carlos e Cleusa Bombonati, coordenadores nacionais do Ministério para as Famílias. Muito bom!
 BEATIFICAÇÃO
A cerimônia de beatificação do Papa Paulo VI ocorrerá dia 19 de outubro e será presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, no Vaticano. Precedendo esta cerimônia haverá um congresso em Roma, nos dias 17 e 18, sobre o documento de Paulo VI: Humanae Vitae. Todos os eventos serão abertos aos peregrinos que chegarão a Roma para a cerimônia de beatificação.
 PARA REFLETIR
“O grande risco do mundo atual é a tristeza individualista, que brota do coração mesquinho”. (Papa Francisco)
Coluna- Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste.