Diocese em Dia.

REFLETINDO O EVANGELHO

“A VISITA QUE TRANSFORMA VIDAS”. Lucas 1,39-56
 “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!”. (Lc 1, 42)
 Neste domingo a Igreja celebra o dogma da Assunção de Nossa Senhora, proclamado pelo Papa Pio XII, em 1950. É a passagem de sua condição terrestre à condição gloriosa da totalidade de sua pessoa, isto é, corpo e alma. A solenidade da Assunção da Mãe de Deus é, em primeiro lugar, a festa da vitória de Deus e de Cristo sobre o mal e a morte (cf. 1Cor 15,21-22).
O evangelho de Lucas nos apresenta Maria como exemplo de seguimento fiel a Jesus, como modelo de mulher forjada e transformada pela força da palavra de Deus. Após a concepção pelo Espírito Santo, Maria, na sua atitude disponível a Deus e às necessidades do próximo, sobe a Ain Karim, na região montanhosa de Nazaré, para visitar e ajudar sua prima Isabel, mulher idosa que também concebera, mesmo sendo estéril (Lc 1,36). Quando Maria saudou Isabel, João Batista, o filho dela e de Zacarias, “se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1,41) e reconheceu Maria como “bendita entre as mulheres”, “bendito o fruto do seu ventre”, e como “Mãe” do seu Senhor (Lc 1,42-43). Aquela visita mudou para sempre a vida daquela humilde família. Jesus foi levado àquela família…
Assim como Maria, devemos ter um coração pobre e solidário com as dores e os anseios dos pequeninos, e sensível à ação do Espírito Santo. O exemplo de Maria nos convida a servir a Deus nos irmãos; levando Jesus a todos. Assim seja!
 ROMARIA
As famílias de nossa Diocese se reúnem hoje no Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, em Patu. Esta será a 5ª Romaria das Famílias, que terá a honra de levar a imagem peregrina de Frei Damião até o Santuário. Lá no alto da Serra, Canindé Costa e a Banda Mater animarão o evento com músicas cristãs. A Romaria termina com a santa missa. Maravilha!
 IMACULADA
O Frei Edson e seus paroquianos encerram hoje a Festa a Nossa Senhora Imaculada Conceição. A solene celebração eucarística acontecerá na Matriz, às 16h30, seguida de procissão e bênção do Santíssimo Sacramento. Estaremos lá!
 GRATIDÃO
Neste domingo, às 17h, no Santuário de Santa Clara, acontece a missa dos peregrinos. Lá haverá um momento especial de ação de graças ao Senhor da Vida, pela generosa colaboração de benfeitores e amigos da comunidade, na realização da Festa de Santa Clara 2014. Participe!

GENTE DE FÉ
Ainda em tempo para registrar no Gente de Fé a criação da Pastoral da Saúde no Zonal de Mossoró, no 6 de agosto de 2014. Na oportunidade, Dom Mariano Manzana presidiu celebração eucarística, às 16h, no Hospital Tarcísio Maia. Para nós foi um momento histórico que produzirá muitos frutos para a vida daqueles que sofrem enfermidades. Os membros desta Pastoral visitarão residências e diversas unidades de saúde de Mossoró levando fé, esperança e caridade aos pacientes. Belo trabalho!
Dom Mariano preside missa de criação da Pastoral da Saúde
 SOLIDARIEDADE
Hoje, 3º domingo do mês, a Igreja reza por todos os irmãos e irmãs de vida consagrada, os religiosos e religiosas. Mas também é o domingo da solidariedade, portanto, seja caridoso leve uma oferta até a sua paróquia para ajudar as instituições de caridade de nossa cidade. É dando que se recebe!
 ULTREIA
O Cursilho de Cristandade de Mossoró prepara com esmero sua Ultreia de agosto no dia 29. A temática será “Vocações”. Maravilha!
 LEVANTA-TE
A Renovação Carismática promoverá, de 12 a 14 de setembro, o “7º Levanta-te”. Este evento, direcionado à evangelização da juventude, ocorrerá no Centro de Evangelização, na Mal. Deodoro, Barrocas. “Minha vida vale mais” é o tema central. Muito bom!
 SÃO FRANCISCO
De 25 de setembro a 4 de outubro, a comunidade do Abolição III festeja o seu padroeiro – São Francisco de Assis. Antes, porém, ocorrerá a pré-festa, com passeio ciclístico, cinema e a peregrinação de São Francisco pelas diversas áreas da comunidade. O café de lançamento da Festa acontecerá dia 31 de agosto, logo após a santa missa, das 7h. São os devotos de São Francisco animados pelos padres Talvacy Chaves e Cornélio Freire. Avante, amigos!
 REVISTA
A Revista dos 80 anos de nossa Diocese é preparada com todo cuidado por um grupo de sacerdotes e leigos. Fui convidado e escreverei sobre a história do Encontro de Casais com Cristo (ECC). Esta publicação será mais uma fonte de registro e preservação de nossa história. É esperar e conferir.
 VISITA INTERNACIONAL
O Papa Francisco começou na quarta-feira, 13, viagem internacional à Coreia do Sul. Entre os compromissos do Santo Padre no país, estão a beatificação dos primeiros 124 mártires coreanos e o encontro do papa com os jovens da Ásia no Santuário de Solmoe.Neste domingo, 17às 4h30o Santo Padre preside a Santa Missa de Conclusão da VI Jornada da Juventude Asiática no Castelo de Haemi. E, às 21h45celebra missa de encerramento da Visita ao país, que terá como intenção principal a paz e reconciliação. A celebração será na Catedral de Myeong-dong.
 PARA REFLETIR
“Quando não se adora a Deus, torna-se adorador de outra coisa. Dinheiro e poder são ídolos que muitas vezes tomam o lugar de Deus”. (Papa Francisco)
Fonte: Vida e Fé - Gazeta do Oeste- Joscelito Marques

Postagens mais visitadas deste blog