Memória: Pascom da Diocese de Mossoró presente no 5º Muticom em Campina Grande- PB

Dom Delson,bispo referência para Comunicação NE2

Pascom da Diocese de Mossoró.
Representantes das 21 dioceses.

Uma Celebração Eucarística presidida na manhã de domingo, 31, abriu a programação do último dia do 5º Muticom. A missa foi presidida pelo bispo diocesano e referencial para a comunicação no NE2, dom Manoel Delson. Concelebraram os padres Adeildo, de Campina Grande; Arimateia, de Guarabira ; Erasmo, de Salgueiro e o Pe. Clóvis de Melo, de Brasília e da CNBB. A programação ainda contou com o lançamento regional do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Doc 99 da CNBB).
Dentro da programação, que foi iniciada na sexta-feira (29), centenas de pessoas de 17 das 21 dioceses do Regional participaram de diversas oficinas, workshops e laboratórios voltados para o tema central do encontro: Comunicação Humana e Ambiente Digital, os desafios nas novas relações. Foram abordados diversos segmentos de comunicação como Fotografia, Rádio, TV, Oratória, Mídia Digital, dentre outros.

DIRETÓRIO

Noe domingo foi apresentado pela irmã Élide e pelo padre Clóvis, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que foi elaborado pela Comissão Episcopal para Comunicação e lançado em março deste ano na Assembleia Geral dos Bispos do Brasil e em julho no Encontro Nacional da Pascom. Dentre os cinco regionais do Nordeste, o primeiro a receber o lançamento do Doc 99 foi no Nordeste 2. Composto por dez capítulos, o Diretório traz orientações para a Pastoral da Comunicação, bem como para os demais serviços e pastorais propostos pela Igreja.
 De acordo com a irmã Élide, o documento orienta a Igreja brasileira: "É a partir do diretório que temos que organizar a Igreja no Brasil. Ele é interdisciplinar, muito rico. Ilumina toda a Igreja. Não só a Pascom, mas todas as pastorais," enfatizou.
 Durante sua participação, padre Clóvis relatou a importância da comunhão no processo de comunicação. “Se nascemos da comunicação de Deus, aí está a nossa vocação de comunicadores [...]. Se a nossa comunicação é pautada na comunhão e no amor, nós manifestamos a glória de Deus," afirmou o sacerdote.

HOMENAGEM

A Comissão Regional da Pascom, antes do encerramento do Muticom, lembrou do Pe. Eduardo Tadeu, falecido em outubro de 2013, e que fazia parte da comissão como assistente eclesiástico. Ele era também o coordenador arquidiocesano da Pascom de Maceió e foi o coordenador geral do 4º Muticom, realizado na capital alagoana. A caravana de Maceió trouxe um vídeo para homenageá-lo. As imagens emocionaram a todos os presentes. O seminarista Luiz Antônio, que atualmente articula a Pascom Maceió, agradeceu o espaço e disse que o Pe. Eduardo “deixou um grande legado de ensinamentos e até hoje é inspiração”.

ENCERRAMENTO

Encerrando o 5º Muticom, dom Delson, Pe. Adeildo e Márcia Marques, em nome de toda coordenação do evento, agradeceram de forma carinhosa às equipes de serviço que tanto se empenharam na organização e realização do mutirão. "O 5º Muticom foi uma riqueza muito grande para a cidade de Campina Grande. Agora estamos mais entusiasmados para continuar com o trabalho de comunicação nas paróquias e comunidades", comentou o bispo diocesano, ao mesmo tempo que convocava todos os comunicadores da diocese de Campina Grande a fortalecer a Pascom.
 Finalizando a 5ª edição do evento, Márcia Marques entregou o troféu, símbolo do Muticom, nas mãos da Secretária da Pascom do Regional NE 2, Sandra Oliveira, anunciando assim, a Arquidiocese de Olinda e Recife como próxima sede do mutirão. Sandra, em nome da coordenação arquidiocesana de Olinda e Recife, disse estar pronta e motivada para receber o Muticom em 2016. “Estamos recebendo esta missão com muita confiança e responsabilidade. Desde já contamos com as orações de todos para que possamos fazer um grande Muticom”, disse.
 A caravana Olinda e Recife recebeu o 6º Muticom com a tradicional exibição da bandeira do estado de Pernambuco, ao som de frevo e muita festa. Em seguida, dom Manoel Delson declarou oficialmente encerrado o 5º Mutirão Regional de Comunicação.