Pular para o conteúdo principal

Cuidar-se e cuidar dos outros – Papa aos trabalhadores do Vaticano

"Foi o orgulho que transformou os anjos em diabos; é a humildade que torna os homens iguais aos anjos”.
Foi com estas palavras de Santo Agostinho que o Papa abriu o seu discurso aos trabalhadores do Vaticano a quem quis agradecer e desejar Bom Natal. Foi nesta segunda-feira ao meio dia na grande Sala Paulo VI do Vaticano.
Pouco antes o Papa tinha recebido os chefes dos Dicastérios do Vaticano e os Superiores da Cúria Romana para os votos de Natal.
O Papa aproveitou a ocasião para reflectir com eles sobre a Cúria Romana como um Corpo que procura estar cada vez mais unido e mais harmonioso.  Discurso sobre o qual convidou os trabalhadores a meditarem em preparação do Santo Natal e do Ano Novo.
Mas o Papa queria antes de mais agradecer. E fê-lo dirigindo-se  primeiramente aos trabalhadores italianos que são a maioria no Vaticano e que têm dado, ao longo da História, um contributo importante e indelével à Igreja.  Depois agradeceu também aos trabalhadores vindos de outros países e que representam para a Cúria o rosto da “catolicidade” da Igreja.
Uma atenção particular o Papa dedicou-a àqueles que trabalham sem se fazer ver e que ironicamente – disse – se autodefinem “os ignotos, os invisíveis” ou seja os jardineiros, os operários da limpeza, os porteiros, os ascensoristas, os minutantes e tantos outros.
“Graças ao vosso empenho quotidiano e ao vosso premuroso esforço, a Cúria se exprime como um corpo vivo em caminho: um verdadeiro mosaico rico de fragmentos diferentes, necessários e complementares” – disse o Papa citando São Paulo que nos recorda que no corpo humano nenhuma parte é inutil.
Pensando, a partir disso, em cada uma das pessoas que trabalham na Cúria e que fazem dela um Corpo vivo, dinâmico e bem cuidado, o Papa passou da palavra “Cúria” para “cura”, pondo esta palavra que significa “cuidar” no centro do seu discurso. E explicou:
“Cuidar significa manifestar um interesse deligente e premuroso, que empenha tanto o nosso ânimo como a nossa actividade, em relação a alguém ou a alguma coisa; sigifica olhar com atenção para aquele que necessita de cuidados sem pensar noutra coisa; significa aceitar dar ou receber cuidados. Vem-me à cabeça a imagem duma mulher que cuida do filho doente, com tanta dedicação, considerando como própria a dor do filho. Ela não olha para o relógio, não se queixa nunca de não ter dormido, não deseja senão ver o filho curado, custe o que custar.”
E agradecendo mais uma vez pelo cuidado que põem no seu trabalho, como ele próprio tem constatado neste tempo que já passou no Vaticano, o Papa Francisco exortou os trabalhadores a cuidarem da própria vida espiritual, da família, dos outros, da linguagem que usam e que não deve conter palavras ofensivias obcenas, dos corações feridos contrapondo a isso o perdão, do próprio trabalho, a evitarem a inveja, o rancor, a cuidarem dos mais débeis e por fim a fazerem do Santo Natal não uma festa comercial, de aparências e de presentes inúteis, mas sim uma festa de alegria, de acolhimento do Senhor no Presépio e no coração.
E o Papa convidou cada um a reflectir sobre o que deve cuidar mais, e nisto voltou a indicar a família como principal objecto do nosso cuidado:
 “A famíglia é um tesouro, os filhos são um tesouro” – disse, lançando uma pergunta aos pais:
 “Eu tenho tempo para brincar com os meus filhos, ou estou sempre empenhado, empenhada, e não tenho tempo para os filhos” (...) brincar com os filhos: é tão bonito. E isto é semear futuro”
Por fim o Papa disse imaginar como mudaria o mundo se cada um de nós começasse já a cuidar sériamente de si próprio e a cuidar generosamente  da sua própria relação com Deus e com o próximo, se olhassemos para o outro, especialmente o mais necssitado com olhos de bondade e de ternura como Deus olha para nós, nos espera e nos perdoa; se encontrassemos na humildade a nossa força, o nosso tesouro. Mas muitas vezes – disse  - temos medo da ternura e da humildade.
Francisco recordou que o Natal é a festa de Jesus que veio para servir e não para ser servido; é a festa da Paz na Terra, uma paz que precisa do nosso entusiasmo, do nosso cuidado, para aquecer os corações gelados, para encorajar as pessoas que perderam a esperança e para iluminar os olhos apagados com a luz do rosto de Cristo.
E o Papa Francisco terminou agradecendo mais uma vez a todos os trabalhadores e aos seus familiares, aos seus filhos, especialmente os mais pequenos, enviando a todos um abraço.
Depois deste abraço, suscitou ainda mais aplausos ao pedir perdão pelas suas faltas e dos seus colaboradores e também por alguns escândalos que fazem tanto mal. Perdoai-me!  
Bom Natal e por favor rezai por mim.... E a todos deu a sua benção, rezando connosco a Avé Maria..
Rádio Vaticano

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias...