Festa de Santa Luzia supera expectativa da coordenação do evento

Cerca de 180 mil pessoas acompanharam a procissão de Santa Luzia no sábado passado, 13 de dezembro, segundo estimativa da Polícia Militar. No final desta semana, a equipe de organização da Festa irá se reunir para fazer a avaliação oficial. De acordo com o membro da equipe de comunicação da festa, Fabrício Brito, o evento foi positivo em todos os aspectos, religioso, social, artístico e cultural. A expectativa da organização era de receber 150 mil pessoas no cortejo.
Este ano, a procissão saiu da Igreja Matriz do Alto de São Manoel, em comemoração aos 50 anos da Paróquia de São Manoel. O cortejo foi iniciado às 17h30 e por volta das 19h20, a imagem já estava chegando à Catedral. A Avenida Presidente Dutra, principal via do cortejo, foi completamente tomada pelos devotos de Santa Luzia.
Caravanas vindas de várias cidades vizinhas e de outros Estados como Ceará e Paraíba, puderam contar com um ponto de apoio instalado na Escola de Artes. Joscelito Marques, da Equipe de Acolhida, ressalta que por lá passaram cerca de 1.800 romeiros. O espaço foi cedido pelo município à Diocese. Os fiéis que vieram a Mossoró para acompanhar a procissão e demais atividades do dia 13, puderam contar com banheiros e refeições, café-da-manhã e almoço. “Foram quatro meses organizando toda a estrutura da acolhida”, diz.
O trabalho da equipe começou às 4h da manhã com a preparação do café para receber os romeiros, que saíram felizes com a recepção. Joscelito destaca que já visitou cidades de grande atrativo religioso, como Juazeiro do Norte e Canindé, mas em nenhum desses locais viu algo para acolher os visitantes, como foi feito em Mossoró.
Outro ponto destacado pela organização da festa foi a participação dos artistas mossoroenses que, pois, como lembra Fabrício Brito  em todas as noites, houve apresentações antes e após as novenas. Este ano, além das cadeiras, também foi montada uma arquibancada para comportar mais gente. “Esteve lotado todas as noites”, comenta Fabrício. Toda a equipe de coordenação está muito satisfeita, mas deve se reunir para também avaliar potenciais falhas e pontos que deixaram a desejar, para que o problema não se repita no próximo ano. A festa de 2015 já começa a ser planejada no início do ano, em meados de março.
O Oratório de Santa Luzia foi outro ponto forte do evento. A história de vida da jovem de Siracusa foi encenada por artistas mossoroenses, de 4 a 13 de dezembro, e reuniu milhares de fiéis depois das novenas noturnas. Segundo o diretor do espetáculo, Júnior Félix, o espetáculo teve grande público todas às noites. Este ano, a atriz Layâna de Castro interpretou o papel principal da peça.
Fonte: Gazeta do Oeste