Paróquia de Santa Luzia- Semana Santa 2015

FAÇAMOS DA SEMANA SANTA UMA SANTA SEMANA
PARA SERMOS SANTOS E SANTAS A VIDA TODA

A Semana Santa, visa reviver a Paixão, Morte e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.
O Tríduo Pascal não é preparação do Domingo da Ressurreição, mas é, segundo as palavras de Santo Agostinho, o sacratíssimo Tríduo do Crucifcado, Morto, Sepultado e Ressuscitado.
O Tríduo Pascal da Paixão e Ressurreição do Senhor começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, possui o seu centro na Vigília Pascal e encerra-se com as Vésperas do Domingo da Ressurreição. É o ápice do ano litúrgico porque celebra a Morte e a Ressurreição do Senhor, “quando Cristo realizou a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus pelo seu mistério pascal, quando morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando renovou a vida”

v      DIAS 30, 31/03, 01/04 – Segunda, Terça e Quarta-feira Santas:
17h00 – Santa Missa na Catedral de Santa Luzia.

TRÍDUO PASCAL

v      DIA 02/04 – QUINTA-FEIRA SANTA
08h30 – Catedral – Celebração Eucarística do Crisma, presidida por DOM MARIANO com todo o Clero da Diocese – Dia do Sacerdócio – Renovação das Promessas Sacerdotais e Bênção dos Santos Óleos.
19h00 – Catedral – Celebração Eucarística da CEIA DO SENHOR, presidida por DOM MARIANO MANZANA. (PRIMEIRA EUCARISTIA DOS CATECÚMENOS)
21h00 – 22h00 – Catedral – ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO:

v      DIA 03/04 – SEXTA-FEIRA SANTA (dia de Jejum e Abstinência)
07h00 – 15h00  –  Catedral – Via-Sacra.
16h00 – Catedral – Ação Litúrgica da PAIXÃO e MORTE de Nosso Senhor JESUS CRISTO: Preside DOM MARIANO. (COLETA dos LUGARES SANTOS)
18h00 – PROCISSÃO com a imagem do SENHOR MORTO – saindo da Catedral para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

v      DIA 04/04 – SÁBADO SANTO
19h00  –  Catedral – VIGÍLIA PASCAL: Preside DOM MARIANO.
Pedimos à assembléia para trazer velas para a celebração da Vigília Pascal.

v      DIA 05/04 – DOMINGO DE PÁSCOA
06h00 – Catedral – Celebração Eucarística
07h00 – Capela de São Vicente
09h00 – Catedral – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA SOLENE DE PÁSCOA: Preside DOM MARIANO.
11h00 – Capela de Santa Teresinha – Celebração Eucarística solene de Páscoa
16h00 – Capela de Santa Luzia – Celebração Eucarística solene de Páscoa
18h30 – Procissão com a imagem do Cristo Ressuscitado da Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para a Catedral.

ATENÇÃO: A CATEDRAL SERÁ ABERTA APENAS QUANDO A PROCISSÃO CHEGAR