Pular para o conteúdo principal

Concílio Vaticano II: bispos recordam frutos e importância


Uma sessão solene no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP) no início da noite desta sexta-feira, 17, recordou os 50 anos do Concílio Vaticano II, maior evento da Igreja no século XX. Além dos bispos que participam da 53ª Assembleia Geral da CNBB, estiveram presentes líderes de outras denominações cristãs.
A sessão foi aberta com o discurso do presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, Dom Francesco Biasin, que expressou o contentamento dos bispos com a presença de seus irmãos de outras denominações cristãs, o que ele considera imprescindível para comemorar os 50 anos do Concílio, que abriu novos horizontes de diálogo entre as Igrejas, bem como com outras religiões.
Tal presença é, segundo Dom Biasin, a garantia de que esses 50 anos foram frutuosos e que vale a pena investir em pontes de diálogo para que a oração de Jesus – “Pai, que todos sejam um” – de fato se concretize.
Também presente na solenidade, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, informou que, em dezembro, o Papa Francisco presidirá uma celebração comemorativa pelos 50 anos do CVII. Para aproveitar a reunião dos bispos na Assembleia Geral, foi incluída essa sessão solene. “Com ela nós nos preparamos para comemorar o aniversário do maior acontecimento da Igreja no século XX”.
O cardeal também expressou a alegria de poder contar com a presença de líderes de outras denominações cristãs, o que só reforça o ecumenismo e ajuda a continuar na via ecumênica tão desejada pelos padres conciliares e pelos pontífices que assumiram o governo da Igreja após o CVII. “O ecumenismo é um dos grandes temas que o concílio impulsionou”, disse Dom Damasceno.
“Os resultados desse Concílio se estenderam ao mundo inteiro, aos cristãos católicos romanos e aos de muitas outras denominações cristãs”, recordou o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Dom Flávio Augusto Borges Irala, da Igreja Anglicana. Em nome de todo o Conselho, ele saudou os bispos da CNBB e todos os cristãos pelos 50 anos do Concílio.
“Seus documentos [do Concílio], que permanecem atuais e desafiadores, continuem inspirando, iluminando nossa caminhada e nos aproxime e fortaleça ainda mais na unidade sonhada por todos nós”.
Durante a sessão, foram reproduzidos textos de São João XXIII no discurso de abertura do Concílio, em 11 de outubro de 1962, bem como imagens do evento, que foi realizado em 10 sessões e terminou em 1965.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d