Pular para o conteúdo principal

Francisco, uma nova esperança para a América Latina


O Papa Francisco suscita "expectativas e grandes esperanças" na América Latina, diz o Vice-Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Guzmán Carriquiry, o que confere grande importância a visita ao Equador, Bolívia e Paraguai, que terá início no próximo domingo, 5 de julho. O primeiro leigo a ocupar um cargo de chefia em um dicastério vaticano, acompanhará o Papa nesta sua segunda viagem ao continente com o maior número de católicos.

Francisco suscita transformação na Igreja latino-americana

Carriquiry explicou à Agência Efe que "Francisco está tendo um efeito impressionante na América Latina. Muito mais do que possamos ver em um primeiro olhar". "Está suscitando algo que poderia ser considerado superficial, porém não o é, que é carinho, expectativas e esperanças enormes em todos os povos latino-americanos e mesmo superando os confins da Igreja Católica".
Para o Vice-Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Francisco está "provocando uma profunda revisão na vida da Igreja latino-americana" e "não somente convidando à conversão pastoral dos bispos e sacerdotes", mas também "a conversão pessoal de cada batizado". "Nestes dois anos de pontificado - explicou - ficou comprovado que mais pessoas frequentam o templo, acorrem aos confessionários, e as estatísticas comprovam como um maior número de pessoas peregrina aos grandes Santuários como Aparecida, Guadalupe e outros".

Periferias oferecem melhor "olhar de conjunto"!

O primeiro "número dois leigo" de um dicastério da Cúria Romana, explicou que esta, na realidade, será a primeira viagem pastoral à América Latina do Papa Francisco, visto que sua presença no Rio de Janeiro em 2013 foi por ocasião de um evento mundial, enquanto este será a primeira viagem por três países sul-americanos, numa escolha que reafirma sua ideia de viajar às periferias, "a partir de onde se tem uma melhor visão de conjunto".
"Quando alguém pensa em América Latina, lhe vem em mente um triângulo cujos vértices são México, Brasil e Argentina. Porém estes países são as periferias emergentes, que viveram em 10,15 anos processos de crescimento enormes, de transformações profundas não somente econômicas, mas também  políticas e culturais", observou. O que Francisco encontrará - precisou - são países que estavam "imobilizados em suas tradições rurais, com os setores indígenas e campesinos petrificados, porém nos últimos 10 anos colocaram-se em movimento e viveram uma transformação de modernidade e os setores populares passaram a ser protagonistas".

Evangelii Gaudium e Laudato Si

Ajuda aos pobres, proteção do meio-ambiente e a misericórdia são três mensagens que Bergoglio levará à América Latina, afirmou Carriquiry. "Em uma mão levará sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, onde falará de uma Igreja que deve ser missionária, misericordiosa e solidária. Uma Igreja que deve ser para e com os pobres". Na outra, Francisco terá sua primeira Encíclica, a Laudato Si, "que fala da interligação poderosa que significa vincular a ecologia ambiental e a ecologia social e a ecologia natural à humana".

Meio-ambiente e misericórdia

O Papa deverá se pronunciar reiteradas vezes sobre o meio-ambiente, afirma Carriquiry, pois nestes países existem grandes problemas sobre os quais Francisco faz referência na Encíclica. Não deverá faltar, também, menções ao Jubileu da Misericórdia, que terá início em 8 de dezembro, estendendo-se até novembro de 2016, como demonstra o desejo do Papa de visitar o Santuário da Misericórdia em Guayaquil, Equador.

O Papa e os Presidentes latino-americanos

A presença de um Papa latino-americano na Cátedra de Pedro acabou por transformar a agenda pontifícia, como bem recordou o Vice-Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. "Nunca se viu antes, que em apenas dois anos, todos os Presidentes da América Latina tenham vindo encontrar o Papa. E alguns, até várias vezes". " O Santo Padre recebe os presidentes com uma grande cordialidade e trata de estabelecer com eles uma relação pessoa, de coração a coração", assegurou. "E ainda que falem dos grandes problemas de ordem nacional, latino-americana e mundial, penso que, o que o Papa quer, é que se estabeleça uma relação pessoal de transparência, de sinceridade, para partilhar o mais profundamente possível, as preocupações", acrescentou, para concluir que "não tem presidente latino-americano que não tenha sido tocado profunda e intimamente, após de um encontro com o Papa"

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d