6ª Romaria das Famílias no Santuário do Lima em Patu/RN

A 6ª Romaria das Famílias, que acontece no dia 16 de agosto, no Santuário do Lima, em Patu/RN, estará celebrando os 30 anos do Encontro de Casais com Cristo na Diocese de Mossoró e acolherá a Capela de Nossa Senhora da Piedade vinda de Belo Horizonte, que estará peregrinando em todas as dioceses do Brasil anunciando o XXI Congresso Nacional do ECC, em julho de 2016. A romaria também  estará em consonância com a Semana Nacional da Família e com o VIII Encontro Mundial das Famílias, a ser realizado na Filadélfia/EUA, entre os dias 22 e 27 de setembro, com a presença do Papa Francisco. Ele diz que antes de tudo “somos criados para amar, como reflexo de Deus e do Seu amor” e que é na união conjugal entre o homem e a mulher que se realiza esta vocação, “no sinal de reciprocidade e de comunhão de vida plena e definitiva”.
Quando um homem e uma mulher se unem em matrimônio, Deus “se reflete neles”. Da mesma maneira, como indica São Paulo na Carta aos Efésios, nos esposos cristãos reflete-se “a relação instaurada de Cristo com a Igreja, uma relação esponsal”. As três características do amor que Jesus nutre pela Igreja, a Sua esposa, são a fidelidade, a perseverança e a fecundidade, que são também as características de um autêntico casamento cristão, no qual o amor se apresenta sobretudo de dois modos: como custódia recíproca e como fraternidade.
O Papa também é consciente dos problemas atuais enfrentados pelas famílias. Francisco não se esconde quando se trata de denunciar os ataques que sofre a família, fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher, mas nele prevalece sempre o desejo de, por sua vez, olhar a questão de maneira positiva.
O compromisso de todos, começando pelos pastores, deve ser o de “reconhecer quanto é bonito, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje, quanto é indispensável isto para a vida do mundo, para o futuro da humanidade”, afirmou. “É-nos pedido colocar em evidência o luminoso plano de Deus sobre a família e ajudar os cônjuges a vivê-lo com alegria em sua existência, acompanhá-los em tantas dificuldades, com uma pastoral inteligente, corajosa e plena de amor”.

Na vida conjugal, valem sempre três palavras mágicas: “por favor, obrigado e desculpa”. “Por favor: para não ser intruso na vida do cônjuge. Obrigado: para agradecer ao cônjuge por aquilo que fez por mim. E visto que todos nós erramos, a outra palavra, que é um pouco mais difícil de dizer, mas necessária - desculpa. Com estas três palavras, com a oração do esposo pela esposa e vice-versa e com o fato de fazer as pazes sempre antes que termine o dia, o casamento vai adiante”.

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023