Igreja em Dia

REFLETINDO O EVANGELHO

MARIA VISITA ISABEL” Lucas 1, 39-56

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”. (Lc 1, 42)
Neste domingo a Igreja celebra a Assunção de Maria ao céu. Celebra também o encerramento da Semana Nacional da Família e o dia das Religiosas e Religiosos, pessoas que se colocam a serviço do Reino de Deus, exercendo um carisma específico conforme a Congregação que escolheram.
O evangelho apresenta Maria como àquela que serve. Maria achando-se grávida por ação do Espírito Santo e sabendo que sua prima já idosa também está esperando um filho, vai às pressas ao seu encontro para servi-la. O seu serviço não é só uma ajuda física, mas também comunicação de bênção, pois as duas mulheres quando se encontram elevam a Deus o Hino de agradecimento por perceberem que o tempo da salvação está se realizando. As duas mães agraciadas por Deus se encontram e neste encontro as duas crianças também se manifestam. Maria estava grávida do Filho de Deus pela ação do Espírito Santo e Isabel esperava o Precursor. Isabel proclama que Maria é bem-aventurada. É uma cena de revelação de Deus. A Trindade se revela aos pobres entrando em suas casas, fazendo morada permanente em suas vidas. O Pai havia revelado a Maria o dom feito a Isabel, a marginalizada por ser idosa e estéril; o Espírito Santo revelou a Isabel que Maria, a serva do Pai, se tornou “mãe do Senhor” (v. 43). Assim a Trindade entra na casa dos pobres e humilhados que esperam a libertação. A grande bem-aventurança de Maria é ter acreditado que as coisas ditas pelo Senhor iriam cumprir-se (cf. v. 45).
Maria é a discípula fiel porque acolheu em si a Palavra de Deus que se fez um de nós. É solidária, correndo ao encontro da prima necessitada. É mulher de fé que testemunha em gestos concretos o seu amor ao próximo. E nós, o que estamos fazendo? Mãos à obra!

SANTA LUZIA
Na quinta-feira, 13, o Padre Walter Collini apresentou à comunidade os gestores das diversas equipes que atuarão na Festa de Santa Luzia 2015 e como já foi divulgado a procissão de Santa Luzia sairá da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Abolição II. O show de abertura será com Maria do Rosário, da Associação do Senhor Jesus; e o fechamento com Padre Nunes, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis/Natal. Na noite do dia 12 para o dia 13 de dezembro, enquanto chega a Motorromaria. Há uma expectativa muito grande em torno do Oratório de Santa Luzia, que neste 2015 completa 15 anos de belas apresentações. Falta pouco para a grande festa começar, é esperar e conferir.
ENCERRAMENTO
Termina hoje a Festa a Nossa Senhora Imaculada Conceição, na paróquia homônima. A missa solene ocorre, às 12h, com frei Beto Breis, OFM. E a celebração eucarística de encerramento, às 16h, presidida por Dom Mariano Manzana.
TRIMESTRAL
De 21 a 22 de agosto acontecerá a Reunião Trimestral de Pastoral de nossa Diocese. Na oportunidade será debatido o tema: “A problemática da falta de água na Diocese à luz da dimensão social das diretrizes da ação evangelizadora da Igreja”. Como já é costume, esta Trimestral acontecerá no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, na Melo Franco, Santo Antônio.

JANTAR
Não posso deixar de informar novamente aos nossos leitores o Jantar do Dia dos Pais, que ocorrerá no próximo domingo, 23, em prol da reforma da Igreja Matriz de São José. Como atrações: sorteio de brindes e música ao vivo. Vamos colaborar, gente!

FORMAÇÃO
O Encontro de Casais com Cristo da Paróquia de Santa Luzia fará mais uma noite de formação na fé dia
28 de agosto, às 20h, no Centro Pastoral Santa Maria Goretti, na Rua Seis de Janeiro, Santo Antônio. Seja bem-vindo e traga sua família!

ENCONTRO
Nos dias 29 e 30 de agosto, a Renovação Carismática Católica de Mossoró realizará o Encontro Diocesano para intercessores e ministros de oração por cura e libertação. O tema deste evento será: “Naquele dia eu levantarei, repararei e reconstruirei” (Am 9,11). Este Encontro será na Capela do Espírito Santo, nas Barrocas.

Fonte: Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste