Pular para o conteúdo principal

Igreja em Dia



Inicia-se neste domingo, dia 29, mais um ano litúrgico com o tempo do Advento, que é a preparação para a vinda de Jesus. No Evangelho de ontem, Jesus fala de sua volta no final dos tempos e nos chama a atenção para essa preparação.
O Senhor nos recorda a necessidade da vigilância: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse Dia não caia de repente sobre vós; pois esse Dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes da terra. Portanto, ficai atentos!”. Aquele cuja vinda celebraremos no Natal, cuja vinda esperamos no final dos tempos, vem a nós constantemente! Somente uma atitude de oração e vigilância, de sobriedade e de expectativa amorosa, de solidariedade e fé nos fará reconhecê-lo e acolhê-lo, especialmente nos excluídos e marginalizados. É nossa atitude agora que determinará nossa sorte quando ele vier no final dos tempos. Com uma linguagem impressionante e simbólica, Jesus quer nos dizer hoje que sua manifestação final vai envolver todas as coisas: a criação toda, a história humana toda e cada um de nós. Ninguém escapará do Dia do Cristo; tudo será passado a limpo pelo Filho do Homem glorioso: “Verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória”.
Esta vinda será a manifestação da salvação para quem o acolheu… E será a perdição para quem o rejeitou! Daí, a advertência séria, o apelo quase que dramático que Jesus nos faz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai a cabeça, porque a vossa libertação se aproxima; ficai atentos para terdes força de escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem!”.
 O PAPA FRANCISCO
Hoje, 30 de novembro, após encontrar-se com a comunidade muçulmana na mesquita central de Koudoukou, o papa celebrará missa no estádio do complexo desportivo Barthélémy Boganda e retornará a Roma.

VESTIBULAR
A Faculdade Diocesana de Mossoró já lançou o edital para o Vestibular em Teologia 2016. As inscrições (que podem ser feitas on-line) já estão abertas e vão até o dia 4 de dezembro. As provas ocorrerão dia 20 de dezembro, na sede da Faculdade Diocesana. Mais informações no site http://fdm.edu.br/.

ABERTURA
E no dia 3 de dezembro, às 19h30, no adro da Catedral ocorrerá a solenidade de abertura da Festa de Santa Luzia 2015. Após o hasteamento das bandeiras, a palavra das autoridades e a bênção com o Santíssimo Sacramento, haverá um show mensagem com a cantora Maria do Rosário.
 ANO DA MISERICÓRDIA 
O Ano Santo da Misericórdia começará no dia 8 de dezembro. A data escolhida pelo Papa Francisco para iniciar o Jubileu celebra a Festa a Imaculada Conceição e também marca os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II. Sua Santidade também pediu que se redescubram as obras de misericórdia corporal e espiritual. Neste tempo de graça sigamos as palavras de Jesus: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. (Lc 6, 36)

ANO DA MISERICÓRDIA II
Dom Mariano Manzana abrirá oficialmente o Ano Santo em nossa Diocese no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia.

NOVO SACERDOTE
O diácono Deivid Franklin será ordenado sacerdote dia 19 de dezembro. A solene celebração eucarística ocorrerá, às 18h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros. Conforme o seu lema: “Que Cristo cresça e que o senhor diminua”. Assim seja!
 Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste 

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...