Igreja em Dia

Inicia-se neste domingo, dia 29, mais um ano litúrgico com o tempo do Advento, que é a preparação para a vinda de Jesus. No Evangelho de ontem, Jesus fala de sua volta no final dos tempos e nos chama a atenção para essa preparação.
O Senhor nos recorda a necessidade da vigilância: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse Dia não caia de repente sobre vós; pois esse Dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes da terra. Portanto, ficai atentos!”. Aquele cuja vinda celebraremos no Natal, cuja vinda esperamos no final dos tempos, vem a nós constantemente! Somente uma atitude de oração e vigilância, de sobriedade e de expectativa amorosa, de solidariedade e fé nos fará reconhecê-lo e acolhê-lo, especialmente nos excluídos e marginalizados. É nossa atitude agora que determinará nossa sorte quando ele vier no final dos tempos. Com uma linguagem impressionante e simbólica, Jesus quer nos dizer hoje que sua manifestação final vai envolver todas as coisas: a criação toda, a história humana toda e cada um de nós. Ninguém escapará do Dia do Cristo; tudo será passado a limpo pelo Filho do Homem glorioso: “Verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória”.
Esta vinda será a manifestação da salvação para quem o acolheu… E será a perdição para quem o rejeitou! Daí, a advertência séria, o apelo quase que dramático que Jesus nos faz: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai a cabeça, porque a vossa libertação se aproxima; ficai atentos para terdes força de escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem!”.
 O PAPA FRANCISCO
Hoje, 30 de novembro, após encontrar-se com a comunidade muçulmana na mesquita central de Koudoukou, o papa celebrará missa no estádio do complexo desportivo Barthélémy Boganda e retornará a Roma.

VESTIBULAR
A Faculdade Diocesana de Mossoró já lançou o edital para o Vestibular em Teologia 2016. As inscrições (que podem ser feitas on-line) já estão abertas e vão até o dia 4 de dezembro. As provas ocorrerão dia 20 de dezembro, na sede da Faculdade Diocesana. Mais informações no site http://fdm.edu.br/.

ABERTURA
E no dia 3 de dezembro, às 19h30, no adro da Catedral ocorrerá a solenidade de abertura da Festa de Santa Luzia 2015. Após o hasteamento das bandeiras, a palavra das autoridades e a bênção com o Santíssimo Sacramento, haverá um show mensagem com a cantora Maria do Rosário.
 ANO DA MISERICÓRDIA
O Ano Santo da Misericórdia começará no dia 8 de dezembro. A data escolhida pelo Papa Francisco para iniciar o Jubileu celebra a Festa a Imaculada Conceição e também marca os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II. Sua Santidade também pediu que se redescubram as obras de misericórdia corporal e espiritual. Neste tempo de graça sigamos as palavras de Jesus: “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”. (Lc 6, 36)

ANO DA MISERICÓRDIA II
Dom Mariano Manzana abrirá oficialmente o Ano Santo em nossa Diocese no dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia.

NOVO SACERDOTE
O diácono Deivid Franklin será ordenado sacerdote dia 19 de dezembro. A solene celebração eucarística ocorrerá, às 18h, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros. Conforme o seu lema: “Que Cristo cresça e que o senhor diminua”. Assim seja!
 Coluna Fé e Vida- Joscelito Marques- Gazeta do Oeste