ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Nordestão de Liturgia continua e as experiências vivenciadas são enriquecedoras! Até o próximo dia 21, agentes de pastoral da Diocese de Mossoró seguem participando do curso de extensão.


Pela 8ª vez, Diocese de Crato sedia Nordestão de Liturgia




Comemoração pelos 20 anos do Nordestão de Liturgia


O encontro, que acontece há vinte anos, reúne aproximadamente 150 pessoas, entre agentes de pastoral litúrgica, leigos, religiosos, padres, diáconos e seminaristas, vindas do Ceará, Amazonas, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco com o objetivo de proporcionar conhecimento mais aprofundado sobre a celebração do mistério pascal de Cristo, ponto mais alto da fé católica.
Entre os assessores, está o Bispo da Diocese de Paranagá (PR), Dom Edmar Peron, mestre em Teologia Dogmática, com especialização em Teologia dos Sacramentos. Para Dom Edmar, este é um momento oportuno para corresponder as expectativas do Concílio Vaticano II, uma vez que cada comunidade enriquece o estudo com sua característica própria.
Sobre as comemorações aos 20 anos do Nordestão, o pastor diocesano de Paranagá manifestou gratidão às pessoas que fizeram parte de todas as edições ao mesmo tempo em que conclamou um olhar de confiança para quem está envolvido com o evento, desejando perseverança nessa experiência de quem traz e leva a liturgia, perseverança no estudo e aprofundamento e perseverança na experiência comunitária.
O que é o Nordestão de Liturgia?
Com foco na atual necessidade do serviço pastoral, o Nordestão de Liturgia é um curso válido como extensão universitária, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB e aplicado em três módulos: extensão, especialização e complementação.
A dinâmica tem a participação na construção do conhecimento em mutirão, onde todos partilham suas experiências e descobertas, na celebração do Mistério Pascal acontecendo na história.  A programação conta com aulas teóricas e práticas sobre Liturgia, vivência dos sacramentos, laboratório litúrgico, celebrações e, de maneira especial, o Oficio Divino das Comunidades. Um dos momentos mais fortes do evento acontecerá nesta quarta- feira, dia 13, a partir das 20h, com a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos 20 anos do evento.
Assessoria
Dom Fernando Panico, Bispo da Diocese de Crato e referência para a Liturgia no Regional Nordeste 1 da CNBB, coordena a formação e o grupo de assessores, formado por especialistas que atuam na área, como o mestre em liturgia, Padre Marcelino Sivinski, o especialista em Música Litúrgica, Padre Josenildo Nunes, e o responsável pela Liturgia na Diocese de Crato, Padre Aureliano Gondim.

Para saber mais, acesse: http://diocesedecrato.org/eventodadiocese/nordestao-de-liturgia/