Documento fruto da visita às obras de transposição do Rio São Francisco entregue na Assembleia dos Bispos

Os bispos Dom Jaime  ( Arcebispo de Natal), Dom Mariano Manzana ( Bispo de Mossoró) e Dom Antônio Carlos ( Bispo de Caicó) e também padres, religiosas e representantes de diversos segmentos organizados da sociedade nordestina estiveram, no período de 29 de fevereiro a 03 de março de 2016, visitando in loco as obras de transposição do Rio São Francisco e de integração de bacias para o Nordeste Setentrional (eixo norte). Dessa visita às obras  foi confeccionado um documento com dezoito páginas e sob  o título “Caravana Socioambiental de Bispos do Nordeste ao Projeto de Integração de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco - Contribuições da Caravana”, que será entregue dia 07 de abril durante a 54ª Assembleia dos Bispos, em Aparecida/SP. A problemática da seca no Nordeste será abordada pelos bispos presentes.
Segundo o documento, a viagem apostólica teve como objetivo refletir e pensar ações estratégicas para o uso e gestão compartilhada da água e de toda agrobiodiversidade em comunhão com os povos e comunidades tradicionais, levando em consideração a diversidade étnica e cultural associada à diversidade ambiental e ecológica presente ao longo dos canais, rios e obras da integração do velho Chico com o Nordeste Setentrional.

Essa caravana dos bispos e sociedade organizada marcou um novo momento de interlocução entre a Igreja do Nordeste, as instâncias do estado brasileiro e a sociedade nordestina. Ao mesmo tempo, os bispos confirmaram nessa caminhada a Encíclica  Laudato Si – Louvado seja o Senhor, conhecida como a Encíclica Ecológica do Papa Francisco, e a CF 2016 - com o tema: “Casa comum, nossa responsabilidade”. Identificaram a necessidade de um novo olhar sobre os atuais problemas, desafios e oportunidades do Nordeste a partir de uma perspectiva socioambiental através de políticas  públicas de convivência com o semiárido que promova a superação das desigualdades sociais e regionais.

Fonte: Jornal A Luz/ edição de abril 2016