Formação e Função da Equipe de Pastoral do Dízimo com missionário Luis Claudio do PRO-IDE

Durante a Jornada de Espiritualidade do Clero, no Santuário do Lima,em Patu-RN, formação sobre a Pastoral do Dízimo. O assessor Luis Claudio (PRO-IDE)

A PRO-IDE foi criada a partir da dificuldade de se trabalhar a questão do dízimo na  Igreja Católica tendo o início de suas  atividades no ano de 1997.
Produzindo subsídios que ajudam a entender este tema tão polêmico com linguagem simples e acessível a todos. Por iniciativa de um leigo, Joel Leal Valentim, que teve várias experiências práticas na comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro de Vila Maria e na Paróquia de São Sebastião da cidade de Barra Mansa no estado do Rio de Janeiro.
Percebendo a dificuldade e vendo a necessidade de se trabalhar mais profundamente o tema, montou um grupo composto de missionários que vão às paróquias de todo o território nacional para treinar a equipe local de todas as pastorais e movimentos da comunidade sobre a importância e o significado do dízimo e como se trabalhar de maneira missionária a pastoral do dízimo.
Trabalho este que já foi feito em mais de 5.000 comunidades em todo o Brasil, com resultados expressivos para todos que o assumem e o mantém de forma evangelizadora e criativa, com resultado que nos mostra um aumento na participação dos fiéis e também melhorando a questão financeira, devido à conscientização que é feita a partir da semana missionária para o dízimo, onde  os lares católicos são visitados pelo grupo de missionários da comunidade local que passaram pelo treinamento.
A PRO-IDE, além dos missionários, é composta por jovens que trabalham no setor de serigrafia, no setor de atendimento, no setor de expedição e senhoras que trabalham no setor de confecção, num total de 24 pessoas que se dedicam para produzir da melhor maneira possível.

Missionário  Luis Cláudio