Teremos novamente as Santas Missões Populares

Queridos irmãos e irmãs, missionários e missionárias da nossa querida Diocese de Santa Luzia de Mossoró, temos uma boa notícia para vos anunciar: teremos novamente Santas Missões Populares! Queremos vivenciar mais uma vez aquela que foi uma das mais belas experiências já vividas por nossas comunidades e paróquias.
De fato, quando perguntamos sobre as coisas boas e marcantes que já aconteceram em nossa Diocese uma das primeiras respostas é Santas Missões Populares. Por isso, eu, Bispo Diocesano, estou pessoalmente anunciando e ao mesmo tempo convidando todos a participarem desse tempo especial que iremos vivenciar novamente.
Muita coisa aconteceu de dez anos para cá em nossas comunidades, em nossas vidas, na Igreja e na sociedade como um todo. Precisamos responder a estas mudanças e ao mesmo tempo conviver com elas. Assim, acredito que as Santas Missões Populares podem nos dar respostas concretas para estas mudanças, em todos os sentidos, principalmente no campo pastoral.
Dez anos atrás, a palavra missão ainda ressoava como algo abstrato e distante da nossa realidade. Mesmo assim, houve uma grande adesão e participação. De lá para cá, a reflexão sobre a missão na Igreja foi aprofundada e, hoje, é uma palavra do nosso dia a dia. Para isso, contribuíram a Conferência de Aparecida e, principalmente, o nosso querido Papa Francisco, o qual pede todos os dias uma Igreja em saída. Ora, Igreja em saída é Igreja missionária!
Portanto, queremos assumir nossa identidade missionária com cada vez mais convicção para podermos anunciar com coragem, fé e ousadia a misericórdia infinita de Deus. O anúncio da misericórdia de Deus, presente no Evangelho de Jesus Cristo, exige compromisso, fé, coragem e testemunho. Para isso, a formação é essencial. E é exatamente com o foco principal voltado para a formação de nossos missionários e missionárias que nós queremos vivenciar a bonita experiência das Santas Missões Populares, dez anos depois.
O Senhor ressuscitado, que enviou seus discípulos como missionários (Mt 28,19) nos chama e envia também a nós! Conto com o empenho e o entusiasmo de cada um de vocês. FELIZ PÁSCOA!

Dom Mariano Manzana