Dia de oração pela Criação chama ao respeito pelo próximo



Cidade do Vaticano (RV) - “Tempo para a Criação. Rezemos juntos para apreciar e cuidar do dom da criação”: é o convite expresso em uma declaração comum divulgada segunda-feira (29/08) pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), a Conferência das Igrejas Europeias (KEK) e a Rede cristã europeia pelo meio ambiente (ECEN).
Oferecer orações pelo dom da Criação
“Estamos enfrentando desafios urgentes em termos de degradação ambiental e mudanças climáticas. Encorajados pelas palavras da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco, reconhecemos a nossa responsabilidade conjunta”.
“Apelamos a todos os cristãos europeus paróquias, comunidades e todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao Tempo pela Criação, a celebrá-lo juntos, em suas tradições litúrgicas e a sustentar a fé cristã comum em Deus Criador. Exortamos todos a oferecer, cada qual em seu redor, orações pelo dom da Criação”, diz a declaração.
 Respeitar a Criação significa também respeitar os seres humanos
“Segundo o Evangelho – observam as Igrejas – a responsabilidade em relação ao meio ambiente não pode ser separada da responsabilidade para com os outros seres humanos: o nosso próximo, os pobres e os esquecidos, tudo num espírito de solidariedade e de amor. Respeitar a criação não significa apenas proteger e salvaguardar a terra, a água e os componentes do mundo natural; consiste também em respeitar os seres humanos que compartilham estes dons e são responsáveis por eles”.
Rádio Vaticano