Dia de Finados

Com a programação das missas pelos mortos, da Oração do Terço nos cemitérios e nos outros lugares e as outras orações pelos fiéis defuntos cumprem-se uma das obras de misericórdia deste Ano Jubilar Extraordinário.
Este ensinamento se apoia na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: “Eis por que ele [Judas Macabeu] mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado” (2Mc 12,46).
Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos (CIC 1032).
“Rezar pelos mortos” significa afirmar o poder do amor de Deus que não morre, certos que a comunhão entre as pessoas não se interrompe com a morte terrena, mas se reforça quando nos unimos na oração ao Pai por Cristo no Espírito Santo” (Giuseppe Militello, Con il cuore di Gesù. Le opere di misericórdia, Paoline, p. 57).
As almas merecem a lembrança e orações dos seus. As orações que fazemos por elas, as ajudam a alcançar o repouso eterno, o refrigério e a luz que não se apaga.
Ao socorrer com oração as almas do Purgatório praticamos a caridade em toda sua extensão.
Rezar pelas almas é o melhor meio de salvar a nossa, pois como nos ensinou Santo Ambrósio “Tudo o que damos por caridade às almas do Purgatório converte-se em graças para nós, e, após a morte, encontramos o seu valor centuplicado

Confira os horários das missas nos dois cemitérios de Mossoró, no dia de finados:

Na próxima quarta-feira, 02 de novembro, no Cemitério São Sebastião teremos Missa em três horários: Às 5h, às 6h30 e às 17h. Já às 8h, a Missa de Finados será realizada na Capela de Santa Teresinha, na praça dos hospitais.
No Cemitério Novo Tempo, as missas serão celebradas também em dois horários: Às 8h e às 16h.
Obs: Às 8:00h da manhã, teremos Missa de finados no Santuário de Santa Clara, com a presença da imagem peregrina e das relíquias de Santa Luzia. Ás 19h, Missa de Finados na Matriz do Alto De São Manoel e no Alto da Conceição.