13 de dezembro: Dia de Santa Luzia

A Festa de Santa Luzia 2016, que tem como tema "Do Martírio de Luzia a uma Igreja em Missão” é encerrada hoje, terça-feira, 13 de dezembro, com a tradicional Procissão. Milhares de fiéis e romeiros são esperados para o encerramento da festa. Os romeiros estão sendo acolhidos na Escola de Artes e receberão café da manhã e almoço.
Neste ano, a Procissão tem como ponto de partida a Matriz de Nossa Senhora da Conceição – uma homenagem aos 75 anos da presença dos Frades Franciscanos em Mossoró.
A Procissão em honra à Padroeira da Diocese, marca o encerramento de um intenso trabalho missionário, com forte participação popular, que envolveu mais de 600 voluntários sob a coordenação do Vigário-Geral e Pároco da Catedral, Pe. Flávio Augusto. Foram realizadas inúmeras visitas, peregrinações, eventos sociais, celebrações e testemunhos de fé.
Neste ano, o percurso da procissão segue pelos bairros Alto da Conceição, Boa Vista, Doze Anos e Centro, percorrendo um total de 3,8 km, seguindo pelas vias: Avenida Alberto Maranhão, Rua Coelho Neto, Rua Francisco Solon, Rua Felipe Camarão, Rua Benjamin Constant, Avenida Augusto Severo, Rua Idalino de Oliveira.
A comissão da Festa alerta aos pais que tenham cuidado com as crianças para evitar que elas se percam. O encerramento da festa contará com Benção do Santíssimo, discurso de autoridades da Igreja e descerramento das bandeiras. Ainda haverá o sorteio da rifa da Festa.
MOBILIDADE - Para facilitar o acesso dos fiéis, no dia 13 de dezembro, a empresa de transporte coletivo que opera em Mossoró fará trajetos especiais de várias regiões da cidade com destino à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, ponto de partida da procissão. A Paróquia de Santa Luzia orienta os motoristas a estacionarem seus carros no Centro e seguirem de ônibus ou táxi até o início da Procissão.

Os ônibus ficam estacionados próximo à Praça do Mercado e voltam a operar novamente por volta das 19h, para levar os fiéis de volta para casa.
SONORIZAÇÃO - A Paróquia de Santa Luzia solicita a todos que possuem carros de som e paredões a procurarem a secretaria da Catedral para acompanharem o cortejo religioso, auxiliando, dessa forma a sonorização da procissão. Quem não procurar a Catedral, pode auxiliar a sonorização dispondo seus aparelhos de som ao longo do trajeto, sintonizando a Rádio Rural ou a FM 105, que vão transmitir a procissão. Todo o trajeto contará com segurança da Polícia Militar e Polícia de Trânsito, além de ambulâncias.