ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bento XVI comemorou seus 90 anos no Vaticano



O Papa emérito Bento XVI comemorou seus 90 anos no Vaticano nesta segunda-feira. O aniversário é no dia 16 de abril de 1927, mas como domingo também marcou a data da Páscoa, a celebração foi adiada para o dia 17.
Joseph Ratzinger recebeu assim em sua residência, o mosteiro Mater Ecclesia nos Jardins Vaticanos, uma delegação de sua terra natal, a Baviera, com convidados como o irmão do papa três anos mais velho, monsenhor Georg; o primeiro-ministro da Bavária, Horst Seehofer e seu secretário particular, Georg Ganswein.
O Papa emérito agradeceu pelo afeto recebido e agradece a Deus por ter-lhe oferecido uma “vida bela, intensa, com altos e baixos”.
Na quarta-feira passada antes do início do tríduo pascal o Papa Francisco cumprimentou pessoalmente Bento XVI, antecipando a festa da Páscoa e os 90 anos de vida do Papa emérito
Bento XVI foi papa de 19 de abril de 2005 a 28 de fevereiro de 2013 quando oficializou sua abdicação. Desde sua renúncia é papa emérito. Foi eleito, no conclave de 2005 com a idade de 78 anos, sendo o sucessor de João Paulo II e tendo sido sucedido por o papa Francisco.
Bento XVI realizou 24 viagens ao estrangeiro, incluindo um visita a Portugal, entre 11 e 14 de maio de 2010, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto; assinou três encíclicas e presidiu a três Jornadas Mundiais da Juventude, para além de ter convocado cinco Sínodos de Bispos, um Ano Paulino, um Ano Sacerdotal e um Ano da Fé.
Domina, pelo menos, seis idiomas, entre os quais alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e possui conhecimentos de português, ademais lê o grego antigo e o hebraico.