Pular para o conteúdo principal

Pois vós morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus ( Cl 3,2)




Celebrar solenemente a Páscoa anual realizando o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo significa, entre outras coisas, uma “reapropriação” da graça batismal. O grande Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja, afirma que a Vigília Pascal é a “Vigília Mãe de todas as Vigílias”. Das águas do batismo jorra a VIDA NOVA dos ressuscitados em Cristo. É um verdadeiro parto. Mergulhados no ventre materno, com o parto nascemos para o mundo. Mergulhados nas águas batismais, realiza-se um segundo parto, nascemos para a vida em Deus.
São Paulo nos lembra em sua Carta dirigida aos Romanos no cap. 6, 3-4: “...Vocês não sabem que todos que fomos batizados em Cristo fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com Ele na morte por meio do batismo a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma VIDA NOVA”. Eis aí toda a força do “Mistério Pascal”, que nos torna, na Nova Criação, Novas Criaturas pelas águas do batismo.
O mistério da nossa fé está cravado na criação inteira que manifesta os sinais da vida do homem em Deus e para Deus. A água como um bem natural, dom da criação de onde brota vida e sustento para o homem na sociedade, se torna um sacramental de onde brota a vida do homem para Deus. Ao vermos a alegria do homem do campo com as chuvas,  a esperança de abundância, fartura na colheita, sentimos e entendemos a importância da água em sua realidade natural  e isto nos leva a contemplar o profundo significado sacramental das águas do Batismo. A  água, num certo sentido, reúne a alegria das chuvas que trazem fartura com a alegria da vida nova em Cristo. Quarenta dias de dilúvio renovaram a terra. O povo no deserto atravessou o Mar Vermelho seguindo a estrada do êxodo, atravessou o Rio Jordão  para entrar na terra prometida, terra onde jorra leite e mel. Se ao redor do poço de Jacó Jesus deu a mulher Samaritana o dom de crer, hoje a Igreja é o poço de onde brota a Água Viva que é Jesus Cristo.
Que a alegria das chuvas que banham nossa terra, abastecem os açudes e nos trazem a vida para o homem em sociedade nos faça contemplar, recordar e celebrar a alegria recebida nas águas batismais, águas que trazem a vida do homem para Deus.

Dom Mariano Manzana

Uma feliz e abençoada Páscoa a todos




Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d