Pular para o conteúdo principal

Bispos comentam novas orientações colocadas pela Assembleia da CNBB 2017

Esta sexta-feira, 5, marcou o encerramento da 55ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que aconteceu em Aparecida (SP), entre os dias 26 de abril e 5 de maio. O evento contou com a participação de cerca de 370 bispos que debateram temas que envolvem a Igreja e todo Brasil.
A imprensa também participou do evento, todos os dias, principalmente os veículos de expressão católica. Segundo o Arcebispo de Diamantina (MG) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, Dom Darci José Nicioli, a comunicação comprometida com o Evangelho, auxilia ainda mais a Assembleia dos Bispos.
Dom Darci Niciolli / Foto: Wesley Almeida
“O evento não tem outro interesse se não encontrar caminhos para uma evangelização mais eficaz. O quão importante e eficaz foi o trabalho de todos aqueles que estão comprometidos, muito particularmente os meios de comunicação de inspiração católica.”
O bispo disse ainda que diante de todo debate ocorrido na Assembleia, nasceram novas orientações e também um novo ânimo, com novos métodos, porque os bispos partilham suas experiências, trazendo as “diversas, variadas e bonitas” realidades do Brasil e, ao partilhar, todos os outros aprendem.
“Levamos tudo isso como orientação para as nossas Igrejas particulares. Toda Igreja no Brasil, com certeza, ganha muito. Além dos assuntos que são próprios da Igreja pensamos no Brasil e demos orientações muito concretas no sentido de um chamamento a participação ao diálogo. O brasileiro não pode ficar alheio a toda situação calamitosa e isso demanda uma responsabilidade cidadã e cristã”.
“Nós precisamos estar preocupados e interagirmos para que construamos uma casa comum onde ninguém fique excluído e à margem. O Brasil é nosso, então, é nossa responsabilidade mudarmos este Brasil. Foi a palavra dos bispos e isso certamente toca o coração dos brasileiros, cristãos católicos ou não, mas todos homens e mulheres de boa vontade”, acrescentou.

Amoris Laetitia

Dom Pedro Cipollini / Foto: Wesley Almeida
Um dos assuntos mais trabalhados, foi a Exortação Apostólica do Papa Francisco para as famílias, Amoris Laetitia, que de acordo com o Bispo de Santo André (SP), Dom Pedro Carlos Cipollini, foi estudada e refletida. Um roteiro também foi elaborado com base nas pistas que o Pontífice deu no documento para facilitar a prática.
“Envolve a acolhida, discernimento, acompanhamento de todos os casais de famílias cristãs, principalmente aquelas que estão em situações mais difíceis.”
A partir de toda análise feita, chegou-se a conclusão de que todo roteiro deve ficar sobre a responsabilidade dos bispos, para que possam aplicar em suas dioceses, juntamente com os padres, de acordo com a realidade vivida. “É como diz o Santo Padre: ‘o discernimento é muito importante, examinar, escutar, tomar conhecimento de caso por caso’. Então acho que essas pistas que o Papa dá são importantes e a aplicação depende muito das providências que cada Bispo, em sua diocese, deve tomar junto com os padres” afirma.

Documento final

Sobre o Documento Final da 55ª Assembleia, o Bispo de Itaguaí (RJ), Dom José Ubiratan Lopes, diz que o documento foi considerado para a catequese e se baseia sobre os sacramentos do Batismo, da Eucaristia e do Crisma. “Não é só para os catequistas, mas para todos os cristãos, porque são os três sacramentos básicos para nossa vivência de fé e para o seguimento de Jesus.”
Dom José Ubiratan Lopes / Foto: Wesley Almeida
O tema central não é um assunto novo para os Bispos, pois de acordo com Dom Ubiratan, desde que a Igreja é Igreja, os sacramentos existem e sempre serviram de sustento para fé e caminhada. “Mas nós precisamos vislumbrar esses sacramentos com uma nova visão, com nova dinâmica, com a fé renovada. Então é um grande presente que a Igreja estudou e que a CNBB oferece para todos nós aqui no Brasil.”
Diante destas novas diretrizes a catequese ganha novas forças e diretrizes, sustentando ainda mais a fé de todos que vivem no país. “Porque a catequese inicia-se na primeira infância mas não termina, ela avança para a adolescência, juventude e avança para a idade adulta. A catequese não termina. Somos constantemente aprendizes da Doutrina, do Evangelho, das verdades da nossa fé que a Igreja nos apresenta”, acrescenta.

Novas comunidades

Outro assunto que ganhou destaque nesta edição foram as novas comunidades. Para o Bispo de Itaguaí, o surgimento desta novas motivações é um novo sopro do Espírito Santo e a Igreja está aberta a dar novas assistências a elas.
“Então acolhemos com muita alegria as novas comunidades como motivação do Espírito Santo e cremos que é um momento muito rico. Nós bispos precisamos acompanhá-las com muito discernimento, para que de fato, essas novas comunidades sejam assistidas e que não estejam na periferia da Igreja, mas que de fato elas surjam do coração da Igreja”.

Fonte: Canção Nova

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d