Pular para o conteúdo principal

Missionários do 4º Retiro das SMP se prontificam a partilhar conhecimento nas comunidades

   




“Servo bom e fiel”.  Com essa frase o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana encerrou o 4º Retiro das Santas Missões Populares, que reuniu cerca de 800 missionários (as) de todas as paróquias da Diocese no Carecão, em Mossoró. 
Durante quase três dias os missionários participaram de cinco oficinas com as temáticas Canto Litúrgico, Ofício Divino, Leitura Orante da Palavra de Deus, Celebração da Palavra e Iniciação à Vida Cristã. As oficinas contaram com assessoria da Equipe Diocesana de Liturgia sob a coordenação de Padre José Janedson e de um dos coordenadores do projeto das Santas Missões, seminarista Miqueias Pascoal.
No encerramento, os grupos fizeram uma síntese das oficinas, que classificaram como um presente que trouxe mais conhecimento, descobertas, partilha e aprofundamento dos temas que serão partilhados em suas comunidades com afinco e entusiasmo.
Foi repassado por Miqueias que o material visto no retiro estará sendo disponibilizado no blog da Diocese como também foi para os retiros paroquiais a leitura do documento Sacrosanctum Concilium e durante os retiros serão realizadas duas oficinas - Celebração da Palavra e Canto Litúrgico - e será enviada para as paróquias uma ficha para as comissões missionárias que deverão ser respondidas e enviadas e também que os missionários devem intensificar a leitura do Evangelho de Mateus.
Nas palavras de encerramento, o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana retirou de sua pasta um caderno amarelo da missionária Marta, de Rodolfo Fernandes, com todo o Evangelho de Mateus escrito e lembrou que conhecimento da Escritura Sagrada é conhecimento de Cristo Jesus. Elogiou dona Marta e tantas outras pessoas da Diocese que escrevem o evangelho. O bispo passou para os presentes que, a partir de janeiro, no programa A Vida é Missão, na Rádio Rural de Mossoró e através do jornal A Luz serão disponibilizadas perguntas sobre o Evangelho de Mateus como sinal de fixação de aprendizado do evangelho estudado. Dom Mariano ressaltou a importância do leigo na sua comunidade e na vida da Igreja, lembrou o início do Ano Nacional do Laicato e pediu para que as pessoas possam se envolver cada vez mais assumindo o seu protagonismo que foi dado pelo batismo e lembrou a frase do Papa Francisco: "Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças”. Ressaltou a importância do Ofício Divino nas comunidades onde pode ser rezado independente da presença do sacerdote. "Ficamos tristes com as inúmeras capelas fechadas onde a comunidade poderia estar reunida para o Ofício Divino por elas mesmas rezado, o que faria a nossa Diocese dar um salto muito grande na evangelização", reforçou o bispo para uma plateia atenta de missionários (as) que também se prontificaram a repassar o conteúdo do retiro para suas comunidades. A quinta edição do Retiro das SMP será realizada nos dias 18 e 19 de  maio de 2018, com o tema "A organização da comunidade". 








Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossoró Paróqui

Programação da Festa de Santa Luzia 2023

    Festa de Santa Luzia 2023 01 a 13 DEZEMBRO Tema:  Luz na missão PROGRAMAÇÃO GERAL   PRÉ – FESTA PEREGRINAÇÃO 28.09 a 01.12   MANHÃ DA LUZ 27.10 – 5h30 Local: Parque Municipal   TARDEZINHA DA LUZ 28.10 – 16h Local: Colégio Diocesano Santa Luzia     VIII JOGOS DE SANTA LUZIA 06.11 a 12.12 - Futsal Masculino 06 a 24 de novembro - Carecão Diocesano - Tênis de mesa 11 e 12 de novembro - Ginásio Pedro Ciarlini - Vôlei de Areia 19 e 26 de novembro - Arena Relativa MultSport - Vôlei Indoor 02 e 03 de dezembro - Mater Christi - Beach Tennis - 14 a 17 de dezembro - Clube Wbt   LOJINHA DE SANTA LUZIA 12.11 a 13.12 Local: Largo Monsenhor Huberto (lateral da Catedral) 12.11 a 30.11 – 08h/11h30 e 13h30/17h30 (segunda à sexta)                           08h e 12h (sábado) 01.12 a 13.12 – 07h as 22h   CENTRO DIOCESANO DE MEMÓRIAS - C.D.M 02 a 12 de dezembro. De Segunda a Sexta-feira: 07:30 às 11:30 horas. Sábado e Domingo:

Dom Francisco chega ao território da Diocese nesta sexta-feira: posse será sábado

  O sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o carmelita Dom Francisco de Sales Alencar Batista, tomará posse no próximo sábado, dia 17, no adro da Catedral de Santa Luzia. A programação iniciará às 17h, após uma bonita procissão vinda do Santuário do Sagrado Coração de Jesus com Dom Francisco, Dom Mariano Manzana, bispo Emérito, mais de vinte bispos, cerca de cem padres, diáconos e seminaristas . O novo pastor será acolhido na praça da Catedral pelos familiares, autoridades, convidados e a comunidade em geral.   Dom Francisco entrará no território da Diocese de Santa Luzia de Mossoró na sexta-feira, dia 16, a partir das 8h, pela Paróquia de Luís Gomes, fazendo uma saudação a Senhora Santana (avó de Jesus e padroeira da cidade) e sendo acolhido pelo povo . De lá, ele segue para as Paróquias de José da Penha, Pau dos Ferros, São Francisco do Oeste, Itaú e pernoit a na Paróquia de Apodi. Serão momentos de oração e saudação a Dom Francisco pelos padres das respectivas paróquias e povo d