Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou (Jo 6,38)

Neste mês de janeiro, de 18 a 28, seminaristas e vocacionados de nossa Diocese irão fazer uma experiência missionária na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Serra do Mel. O tema escolhido para essa II Animação Missionária Vocacional será “Vamos pelo mundo afora, é cristo quem nos convida” (Mc 16,15). Será um momento importante para os seminaristas que estão em processo de formação e discernimento dos vocacionados, para as comunidades paroquiais que se aprofundam na dinâmica missionária e para a Diocese que intensifica a evangelização e a missão da Igreja.
            Os seminaristas, acompanhados dos vocacionados, oferecem dez dias de suas férias para poderem viver uma animação missionária junto às famílias daquela comunidade. Ao mesmo tempo em que realizam uma prática pastoral, vivenciam na animação missionária junto aos vocacionados e toda a comunidade vários aspectos da realidade que serão importantes para a vida sacerdotal. Aspectos que podem e devem ser rezados, meditados, refletidos durante o processo de formação no seminário em vista de um bom discernimento vocacional. Nisto as comunidades também terão a oportunidade de crescer na espiritualidade missionária que, ao longo dos anos, tem amadurecido e dado frutos em toda a Diocese.
            Nos sentimos felizes ao ver que o espírito missionário tem florescido ao longo dos anos, em cada comunidade, nos agentes e lideranças evangelizadores. Uma semana missionária é um símbolo, a síntese deste espírito do qual todos devemos estar imbuídos com a certeza de que estamos vivendo, realizando nossa vocação batismal. Pedimos humildemente que abram as portas das comunidades com a generosidade e hospitalidade de sempre, e que conhecemos de todos, para acolher os seminaristas e vocacionados e poderem viver uma grande fraternidade missionária. Ao mesmo tempo desejamos que os seminaristas e vocacionados se fortaleçam e se firmem mais e mais na vocação missionária que deve caracterizar todo sacerdote.
            Invocando, neste início de ano, a intercessão da Bem-aventurada e sempre Virgem Maria, Estrela da Evangelização e Mulher missionária, e Santa Luzia, nossa padroeira, desejamos uma feliz e abençoada missão aos que irão participar e um frutuoso ano a todos.

Dom Mariano Manzana
Bispo Diocesano