Bispo Dom Mariano preside Missa de Cinzas na Catedral de Santa Luzia

A Quarta-feira de Cinzas (14) marca um novo tempo para a Igreja Católica: a Quaresma. O período de preparação para a Páscoa começou e com ele os fiéis são convidados às práticas do jejum, da oração e da caridade. A cerimônia da imposição das cinzas sobre os fiéis foi presidida,, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró, pelo Bispo Dom Mariano Manzana, concelebrada pelo pároco da Catedral, Padre Flávio Augusto e pelo Ecônomo Padre Demétrio e ainda participação do Diácono Alisson Felipe.
Em sua homilia, Dom Mariano  falou sobre a importância da Celebração de Cinzas como parte do processo de conversão.
“No início deste tempo litúrgico da Quaresma, a Igreja proclama a Palavra de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Quaresma é tempo especial de conversão em preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor. Sugerimos três caminhos para essa aproximação maior com Deus: esmola, oração e jejum.
Esmola - Dar de graça a quem não tem. Converter o meu egoísmo na partilha com o irmão.
Oração - Sugiro duas práticas: juntar a família ao redor da mesa e rezar um Pai Nosso, recuperando o diálogo na família ao redor da mesa e rezar juntos em família. E, ao longo da Quaresma, ler o Evangelho de Marcos, que está dividido em 16 capítulos. Tentar ler até a Páscoa.
Jejum - Há vários tipos de jejum: dos olhos, da língua. Há uma frase que gosto muito: "quem não peca pela língua é um santo de verdade".
A Quaresma nos aproxima mais de Deus. Que possamos em nosso coração falar ao Senhor: "eu quero de verdade esse caminho" e chegar na Páscoa tendo encontrado Deus e continuar neste caminho para sempre.
No final da Missa de Cinzas, Padre Flávio Augusto convidou todos para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018, no próximo domingo, a partir das 9h, na Matriz de São José, com aprofundamento do tema pelo promotor de Justiça Victor Hugo de Freitas Vale e depois Santa Missa de abertura da CF com Bispo Dom Mariano Manzana.

Fotos- Marcelo e Valéria- Pascom da Paróquia de Santa Luzia