Pular para o conteúdo principal

Diocese de Mossoró presente no V Congresso Missionário Americano na Bolívia







O seminarista e um dos coordenadores das Santas Missões Populares da Diocese de Mossoró, Miqueias Pascoal, participa do V Congresso Missionário Americano (CAM V), de 10 a 14, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com o tema “América em missão, o Evangelho é alegria”.

“As igrejas particulares das Américas, desde Aparecida, estão comprometidas com a missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo na complexa realidade social de nosso continente, em resposta aos desafios destes tempos marcados por profundas mudanças de alcance global, que trazem oportunidades, mas também impactos que incidem sobre nossas populações no âmbito cultural e religioso”.
É o décimo Congresso Missionário continental de uma longa série que teve início em 1977, no México, e que se realiza a cada quatro anos.
O último congresso realizou-se em Maracaibo, na Venezuela, em 2013.

Evangelização profunda

A carta de convocação do congresso é assinada pelo presidente da Conferência Episcopal Boliviana, Dom Ricardo Centellas, pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Dom Eugênio Scarpellini, pelo bispo encarregado das Missões, Dom Julio Maria Elias, e pelo presidente do CAM V, o arcebispo de Santa Cruz, Dom Sérgio Gualberti.
Na convocação é sublinhado que “a missão hoje tem necessidade de que as nossas comunidades respondam com generosidade, criatividade e ardor ao constante e incansável apelo do Papa Francisco, que nos pede para sermos promotores de um profundo processo de evangelização em nosso continente e no mundo”.

Fortalecer o compromisso missionário

O objetivo principal do CAM V é “fortalecer a identidade e o compromisso Ad gentes da Igreja nas Américas para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje e a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.
Portanto, recordando o mandato “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”, e claro que a Igreja não poderá negligenciar ser missionária e, portanto, com o CAM V, pretende renovar a consciência missionária de todos os batizados”.

Voluntários

Em julho de 2017, durante um encontro com a imprensa para informar sobre a preparação deste evento continental, o diretor das POM da Bolívia, Dom Eugênio Scarpellini, explicou que são esperados 1.400 delegados na Bolívia, alguns representantes das Igrejas irmãs de outros continentes e 300 voluntários para os diversos serviços.

Para acolher todas estas pessoas da melhor forma possível, a Igreja local de Santa Cruz de La Sierra encoraja a população a acolher os missionários que chegam de todos os países do continente americano, na ótica da experiência das primeiras comunidades cristãs.

Fonte: Agência Fides

Postagens mais visitadas deste blog

Horários de Missas nas Paróquias de Mossoró

  As missas presenciais na Catedral de Santa Luzia em Mossoró serão retomadas a partir do próximo domingo, dia 16 de agosto. . A partir deste domingo, os fiéis terão 05 horários disponíveis de missa: às 6h, 9h, 11h, 17h (novo) e 19h. As celebrações de segunda a sexta-feira permanecem às 17h. . Não haverá marcação prévia de lugares, sendo o acesso por ordem de chegada, respeitando o limite de 30% de  ocupação, neste mês de agosto. Em setembro, segundo Decreto Municipal, sobe para 50%. Uma Equipe de Acolhida da Catedral vai estar na porta orientando a entrada. . O Decreto da Província Eclesiástica do RN prevê que crianças menores de 10 anos, adultos maiores de 60 e pessoas do grupo de risco devem aguardar mais um pouco, acompanhando pelas redes sociais. A reabertura da Catedral segue o Plano de Reabertura Gradual das Igrejas Católicas no RN com respeito às normas de segurança em prevenção ao Coronavírus. Paróquia São Paulo Paróquia Sagrada Família no Trinta de Setembro em Mossor...

Programação da Festa de Santa Luzia 2024

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ PARÓQUIA DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ   Festa de Santa Luzia 2024 01 a 13 de DEZEMBRO Tema: “ Oração: luz no caminho da fé”.   PROGRAMAÇÃO                 XVIII CALVAGADA DA LUZ 23/11 – 15h Saída: Área Pastoral São João Paulo II Chegada: Parque Brasil III CORRIDA DA LUZ KIDS 30/11 – 16h30 Local: Praça Pastor Manoel Nunes da Paz, em frente ao Museu Lauro da Escóssia. VII CAMINHONEIROS DA LUZ 30/11 – 15h Saída: Posto Domingos BR em frente a EBS Chegada: Catedral CRIANÇAS DA LUZ 30/11 – 18h Saída: Colégio Sagrado Coração de Maria (Colégio das Irmãs) Chegada: Catedral de Santa Luzia   LOJINHA DE SANTA LUZIA 10/11 a 13/12 Local: Largo Monsenhor Huberto Bruening (lateral da Catedral) 11/11 a 29/11 – 08h/11h30 às 13h30/17h30 (segunda à sexta)             ...

Reflexão para o sexto domingo do Tempo Comum- Lucas 6,17.20-26( Ano C).

REFLEXÃO PARA O SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM – LUCAS 6,17.20-26 (ANO C) Neste sexto domingo do tempo comum, a liturgia propõe Lucas 6,17.20-26 para o evangelho. Esse texto contém a apresentação lucana das “bem-aventuranças”, as quais são seguidas pelas respectivas negações, chamadas de “maldições”, termo que pode parecer bastante áspero, mas correspondente às reais intenções do texto e de todo o Evangelho. Ao longo da história, esse foi um dos textos de Lucas mais evitado nas igrejas e comunidades cristãs. Embora as bem-aventuranças sejam reconhecidas como a síntese do programa de Jesus e o seu verdadeiro autorretrato, optou-se mais pela versão de Mateus, por ser mais longa, por isso mais completa e, sobretudo, por ser mais suave: enquanto em Lucas Jesus diz “bem-aventurados os pobres”, em Mateus diz “bem-aventurados os pobres em espírito”; enquanto em Lucas diz “bem-aventurados os que agora passam fome”, em Mateus diz “bem-aventurados os que tem fome e sede de jus...