Diocese de Mossoró presente no V Congresso Missionário Americano na Bolívia

O seminarista e um dos coordenadores das Santas Missões Populares da Diocese de Mossoró, Miqueias Pascoal, participa do V Congresso Missionário Americano (CAM V), de 10 a 14, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com o tema “América em missão, o Evangelho é alegria”.

“As igrejas particulares das Américas, desde Aparecida, estão comprometidas com a missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo na complexa realidade social de nosso continente, em resposta aos desafios destes tempos marcados por profundas mudanças de alcance global, que trazem oportunidades, mas também impactos que incidem sobre nossas populações no âmbito cultural e religioso”.
É o décimo Congresso Missionário continental de uma longa série que teve início em 1977, no México, e que se realiza a cada quatro anos.
O último congresso realizou-se em Maracaibo, na Venezuela, em 2013.

Evangelização profunda

A carta de convocação do congresso é assinada pelo presidente da Conferência Episcopal Boliviana, Dom Ricardo Centellas, pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Dom Eugênio Scarpellini, pelo bispo encarregado das Missões, Dom Julio Maria Elias, e pelo presidente do CAM V, o arcebispo de Santa Cruz, Dom Sérgio Gualberti.
Na convocação é sublinhado que “a missão hoje tem necessidade de que as nossas comunidades respondam com generosidade, criatividade e ardor ao constante e incansável apelo do Papa Francisco, que nos pede para sermos promotores de um profundo processo de evangelização em nosso continente e no mundo”.

Fortalecer o compromisso missionário

O objetivo principal do CAM V é “fortalecer a identidade e o compromisso Ad gentes da Igreja nas Américas para anunciar a alegria do Evangelho a todos os povos, com particular atenção às periferias do mundo de hoje e a serviço de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”.
Portanto, recordando o mandato “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”, e claro que a Igreja não poderá negligenciar ser missionária e, portanto, com o CAM V, pretende renovar a consciência missionária de todos os batizados”.

Voluntários

Em julho de 2017, durante um encontro com a imprensa para informar sobre a preparação deste evento continental, o diretor das POM da Bolívia, Dom Eugênio Scarpellini, explicou que são esperados 1.400 delegados na Bolívia, alguns representantes das Igrejas irmãs de outros continentes e 300 voluntários para os diversos serviços.

Para acolher todas estas pessoas da melhor forma possível, a Igreja local de Santa Cruz de La Sierra encoraja a população a acolher os missionários que chegam de todos os países do continente americano, na ótica da experiência das primeiras comunidades cristãs.

Fonte: Agência Fides