CNBB promove Encontro dos Bispos da Região Nordeste em Fortaleza- CE



 

Depois de 62 anos, o Episcopado Nordestino volta a se reunir não mais em Campina Grande (PB), como aconteceu em 1956, sob a articulação de Dom Helder Câmara, secretário geral à época da recém-criada CNBB. O encontro será entre os dias 07 e 10 deste mês, em Fortaleza (CE), reunindo 82 bispos, cinco secretários regionais, assessores, ecônomo da CNBB e representante da ADVENIAT. Alguns dos objetivos do encontro: a presença da Igreja no Nordeste através da história e diálogo em plenário e apresentação das comunidades do CEU e propostas para ação evangelizadora no Nordeste.  O nosso Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, estará  presente e faz memória do encontro em Campina Grande, de 21 a 26 de maio de 1956, que marcou a época, “revelando-se uma importante e decisiva iniciativa do Episcopado Nordestino mobilizando o poder público e a sociedade civil da época, chamando atenção da nação para a grave situação do Nordeste, em vista de ações concretas para a superação da pobreza extrema e das profundas desigualdades regionais. Várias iniciativas tendo em vista o desenvolvimento do Nordeste nasceram daquele encontro de 1956. Uma delas foi o Grupo de Trabalho pelo Desenvolvimento do Nordeste – GTDN, que no segundo Encontro dos Bispos do Nordeste, em 1959, deu lugar à SUDENE e outras políticas de desenvolvimento regional”. 
(Fonte: Revista Cruzeiro) 





A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoverá o Encontro dos Bispos da Região Nordeste do Brasil de 7 a 10 de agosto de 2018. O evento acontecerá no Hotel Recanto WIRAPU’RU, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza (CE).
Na ocasião estão sendo esperados 82 bispos, oriundos do Regional Nordeste 1 (Ceará), Nordeste 2 (Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba), Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), Nordeste 4 (Piauí) e Nordeste 5 (Maranhão). Além do mais estarão presentes 5 secretários regionais, 3 assessores, 1 ecônomo da CNBB e 1 representante da Adveniat.
O encontro vem sendo preparado há muito tempo, deseja discutir e refletir a presença da Igreja nos 5 regionais. A expectativa é construir linhas comuns de evangelização para o Nordeste, mas também despertar uma comunhão maior na Conferência Episcopal Brasileira para com as igrejas particulares da Região.
PROGRAMAÇÃO
 Terça-feira – 07 de agosto20h           – Palavra de Acolhida de Dom José Antônio A. Tosi Marques
Apresentação rápida das Comunidades existentes no Condomínio
Espiritual Uirapuru (CEU) enfocando a Espiritualidade de cada uma.
Quarta-feira, 08 de agosto7h              -Café da manhã
8h              -Laudes – Dom Sérgio da Rocha, Presidente da CNBB
– Palavra de abertura e objetivos do encontro
8h30min    –  Professor Cândido (UCSAL): Aspectos históricos relevantes para compreender a ação da Igreja no Nordeste9h30min    – Diálogo com os participantes
10h            -Coffee Break
10h30min  -Tânia Bacelar: Análise de conjuntura social11h30min  -Diálogo com os participantes
12h            -Almoço
14h            -Hora Média
14h15min  -Diácono Sérgio Cezino: Análise de conjuntura eclesial15h15min  -Diálogo com os participantes
16h            -Lanche
16h30min  -Vésperas e apresentação dos Regionais
18h            -Livre
19h            -Missa na Igreja Santíssima Eucaristia (CEU): aberta ao público
20h            -Jantar
Quinta-feira, 09 de agosto6h30min – Missa com Laudes
7h30min – Café da manhã
8h30min – Trabalho em grupos
10h         –  Coffee Break
10h30min – Plenário
14h         – Passeio Cultural (Pontos Históricos- Fortaleza)
19h         -Momento Cultural no Espaço próximo a Capela do Hotel
Sexta-feira, 10 de agosto6h30min – Missa com Laudes
8h           – Propostas para a ação evangelizadora (trabalho em grupo)
10h         – Coffee Break
10h         – Plenário com intervenções
12h         – Almoço de Encerramento